Blog

Quais são os benefícios de investir em Raios X digital

Os benefícios de investir em Raios X digital


Uma das práticas para gestão eficiente de uma clínica e hospital é investir em equipamentos que tenham um bom custo-benefício. No atendimento médico, o Raios X está entre os aparelhos mais importantes para a realização de exames não invasivos. Dessa forma, é importante pesquisar os modelos disponíveis no mercado e comparar se as funcionalidades atendem às demandas da clínica. 

Uma versão mais moderna e atual, o Raios X digital é uma das opções mais indicadas por especialistas quando se trata de um custo-benefício a longo prazo. Mas qual é a diferença entre um Raios X Digital e um Analógico? Inicialmente, um dos diferenciais é a precisão. 

Os exames gerados pela radiografia digital têm imagens mais nítidas, em alta qualidade e exigem menor radiação, o que reduz a necessidade de repetição e também oferece um cuidado maior com a saúde do paciente. Essa vantagem impacta diretamente em conforto e na imagem da clínica, que ganha em confiabilidade.  

Outra diferença é que o modelo analógico é limitado. O Raios X Digital permite que os médicos possam ver a região interna dos tecidos humanos, o que é impossível com aparelho tradicional. Isso garante um melhor diagnóstico em casos de fraturas ou tumores, por exemplo. O tempo para os resultados também é muito menor, reduzindo a espera para o início do tratamento mais indicado. 

Diferente da versão tradicional, a radiografia digital não precisa de filmes radiológicos para a impressão da imagem. A tecnologia digital captura a radiação que passou pela área examinada no paciente e a transforma em impulsos elétricos, gerando a imagem em pixels, ou seja, com uma resolução muito melhor. Além da precisão e do tempo reduzido para os resultados, essa vantagem reduz também a necessidade de manutenção, pois não tem insumos que demandam reposição. Veja outros benefícios:

Vantagens do Raios X digital:

  • Qualidade de imagens:
     Geração de imagens de alta qualidade, resultando em interpretações mais precisas;
  •  Aumento de produtividade:
    Redução de tempo considerável no processo geral de aquisição, com a visualização da imagem adquirida imediatamente após o disparo do Raios X.
  • Redução da radiação:
    Permite ajustar às técnicas utilizadas, resultando em redução de dose de radiação se comparada aos outros métodos (convencional e CR).
  • Baixo custo de manutenção:
    Por não utilizar insumos (filmes, écrans, placas de fósforo), não possui custos adicionais a cada aquisição ou periodicidade para substituição de itens.
  • Ecologicamente correto:
    Sem usar químicos ou resíduos, permite impressão em equipamentos de impressão digital ou envio das imagens digitais.
  • Software amigável:
    Além dos recursos de ajustes das imagens (brilho, contraste, recorte), ferramentas de texto entre outras, possui interface é amigável, permitindo rápido domínio do fluxo.
  • Pronto para exames diferenciados:
    O software contempla o recurso de montagem de imagens longas (panorâmicas), ampliando o mix de exames.
  • Segurança no arquivamento de imagens:
    As imagens adquiridas podem ser impressas, arquivadas em sistemas PACS, nuvem, CD/DVD/pendrive/HD, sem complicação.