Blog

Conheça quais são os tipos de testes de detecção da covid-19

Tipos de testes de detecção da covid-19

Enquanto os laboratórios trabalham para desenvolver uma vacina que seja eficiente contra a Covid-19, os testes são uma forma de diagnosticar rapidamente a doença e agilizar o tratamento. No Brasil, o mercado oferece três tipos de testes que estão ajudando a conter o avanço do novo coronavírus, pois ao identificarem a presença do micro-organismo, ajudam médicos e profissionais de saúde a indicar o isolamento dos pacientes e a optar pela melhor forma de tratamento. Os tipos de testes para identificar a Covid-19 são: RT-PCR, sorologia e o teste rápido.

A realização de
exames diagnósticos é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é importante para controlar a disseminação do novo coronavírus, além de oferecer subsídios para pesquisas e acompanhar como está o desenvolvimento da doença na população.

Importante destacar que os tipos de testes devem ser aplicados em diferentes estágios da doença. Saiba como eles funcionam:

RT-PCR

O teste RT-PCR é indicado para identificar e confirmar a Covid-19 no estágio inicial da doença, quando a presença do vírus é maior no organismo. Este exame é chamado de  “padrão ouro” ou “padrão de referência” e detecta o RNA (molécula que atua na produção de proteínas) da SARS-CoV-2 (nome científico do novo coronavírus). A coleta das amostras é feita com ajuda de um cotonete longo pela raspagem da nasofaringe e orofaringe.

É recomendado que a coleta para análise seja realizada a partir do terceiro dia após começarem os sintomas até o décimo dia.  Ao diagnosticar a presença do vírus e as condições do paciente, o
médico pode recomendar pelo isolamento social, internação ou algum outro procedimento para conter o avanço da doença.

Sorologia

A partir da segunda semana de infecção, é indicado realizar o teste sorológico em caso de suspeita da Covid-19. Neste estágio, a quantidade de vírus diminui progressivamente e já é detectada a presença de anticorpos (IgA, IgM e IgG) no organismo do paciente. A coleta é feita no laboratório por pedido médico e a análise é realizada pelo sangue.

Para que o resultado seja preciso, é indicado que o exame seja feito a partir do décimo dia do início dos sintomas, pois ele identifica a doença pela presença dos anticorpos do novo coronavírus. No entanto, é importante afirmar que nem todas as pessoas com Covid-19 desenvolvem anticorpos, principalmente aquelas que não desenvolvem sintomas. Por isso, pode ocorrer um diagnóstico negativo mesmo após um positivo apontado pelo RT-PCR.

Teste rápido

O teste rápido garante agilidade no diagnóstico, pois é capaz de dar resultado em até 15 minutos. Esse teste também identifica os anticorpos presentes no organismo de pessoas com suspeita do novo coronavírus. A eficácia desse procedimento foi comprovada em 2003 no surto de Sars e em 2016, quando ocorreram os casos de Zika. O teste rápido disponibilizado pela Imex Medical Group detecta a presença das imunoglobulinas G e imunoglobulinas M (IgG e IgM) em amostras de sangue, portanto pode ser realizado de 3 a 14 dias após a suspeita de infecção. Ele permite um acompanhamento simultâneo do IgM, que aparece na primeira semana de infecção, e do IgG, que surge geralmente no intervalo de 14 dias e pode durar até 6 meses.

Esse teste permite um diagnóstico rápido, o que permite um monitoramento mais ágil, evitando que um paciente com o novo coronavírus continue circulando em contato com outras pessoas e facilitando o alastramento da doença.