Blog

Densitometria óssea: importância do exame e qual equipamento escolher

Densitometria óssea

 

Com o passar dos anos é natural que os ossos se tornam fragilizados e mais suscetíveis a fraturas. Uma simples queda que, em outros tempos, não teria tantas consequências, pode acabar provocando mais fraturas que o normal. Isso costuma ser sinal de osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos quando o organismo deixa de produzir material ósseo suficiente. Por isso, conforme a idade avança, um novo exame passa a fazer parte da rotina de homens e mulheres: a densitometria óssea.

A densitometria óssea é um exame que mede a quantidade de cálcio presente nos ossos e, com isso, consegue detectar se existe algum tipo de perda. É um procedimento que serve, portanto, para diagnosticar doenças que atacam os ossos e ajudar o médico a tratá-las, prevenindo novas fraturas. 

A osteoporose, quando identificada, por exemplo, representa que pelo menos 30% da massa óssea já se perdeu. No caso, muita gente acha que a fratura é causada pela queda, enquanto, na verdade, é o contrário: primeiro ocorre a fratura para, depois, vir a queda por instabilidade.

Mas, além da osteoporose, a densitometria óssea também consegue identificar a osteopenia, que é a redução de cálcio nos ossos ainda em fase inicial. Ao contrário do que acontece com a osteoporose, a osteopenia ainda não comprometeu 30% dos ossos, sendo, portanto, reversível. Ou seja: o exame consegue apontar alterações nos ossos já de forma precoce.

Como é o exame de densitometria óssea

A densitometria óssea é relativamente simples e não demanda nenhum preparativo especial ao paciente. No caso, não há necessidade de jejum ou de suspensão de algum medicamento, por exemplo.

O exame costuma durar de 10 a 15 minutos e é indolor para o paciente. A pessoa é orientada a deitar-se em uma cama para que o laser do equipamento consiga passar pelo corpo e escanear os órgãos, captando imagens dos ossos e medindo a quantidade de radiação que eles absorvem. A radiação emitida pela densitometria, no entanto, tem dosagem muito menor que a do raios-x convencional. Para o exame, basta apenas absorver o que é tecido mole e o que é osso para fazer a análise.

Justamente por isso, a tecnologia empregada na densitometria óssea faz com que o equipamento não seja utilizado só por médicos, mas também por outros profissionais. Devido à abrangência e captação das imagens, o exame costuma ser interessante também para:

  • centros dedicados à preparação e treinamento de atletas de alto nível;
  • estabelecimentos que trabalham o controle de peso e bem-estar feminino;
  • centros de diagnóstico de distúrbios como obesidade, fibrose cística, anorexia, síndrome debilitante e insuficiência renal crônica.

Os equipamentos fabricados pela Imex

Já há algum tempo, os aparelhos de densitometria óssea estão no radar da Imex Medical Group, que fabrica e comercializa dois modelos: o Elipse Series e o Elipse HD.

Tanto o Series quanto o HD utilizam a tecnologia DXA (Dual-Energy X-Ray Absorptiometry), que emite radiação ionizante por meio de tubos de raios X especiais. Na prática, o DXA realiza a captação de imagens por vários ângulos, permitindo a observação detalhada do tecido ósseo e evidenciando se ele está fraco ou poroso. 

Com isso, eles realizam uma varredura de boa parte do corpo, mapeando e medindo a porcentagem de massa óssea, massa magra e massa gorda. Os resultados são enviados ao computador e facilmente identificados por meio de gráficos e cores conforme a distribuição de cada uma.

No caso específico do uso clínico ortopédico, os aparelhos calculam a densidade óssea de próteses instaladas pelo corpo ou, então, em uma determinada região de interesse (ROI). 

O Elipse HD, por sua vez, oferece ainda um plus na qualidade de imagem oferecida. O modelo vem com um detector de matriz múltipla de 256 elementos, que é uma tecnologia projetada para fornecer alta resolução de imagem. Além disso, faz uma detecção rápida e realiza exames em apenas 15 segundos por local.

Caso tenha dúvidas e queira conhecer um pouco mais dos nossos equipamentos de densitometria óssea, faça contato!