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19 jul

Dias de inverno: 5 dicas para manter em dia os cuidados com a saúde

 

O inverno de 2021 mal começou e já mostrou que veio para superar os anteriores. A estação recém havia mudado no calendário e uma onda de frio já cobria o país com temperaturas bem abaixo do normal – inclusive naquelas regiões em que o inverno não costuma ser tão presente. O organismo, claramente, é o primeiro a sentir os efeitos dessa oscilação nas temperaturas e, por isso, os cuidados com a saúde são tão importantes.

Em tempos de pandemia, esses cuidados devem ser redobrados. Afinal, não são só as típicas doenças de inverno que estão em jogo, como gripes e resfriados. Um ambiente mais propenso à circulação de vírus e bactérias pode indicar que a Covid-19 também esteja por perto. 

Dessa forma, adotar medidas que sejam capazes de evitar a instalação de agentes infecciosos no organismo é sempre o melhor remédio. Neste post, vamos dar cinco dicas para ajudar você a manter em dia os cuidados com a saúde durante a estação mais fria do ano. 

Dicas de cuidados com a saúde no inverno

A queda nas temperaturas, tão marcante no inverno, também provoca uma diminuição na umidade do ar. Esses dois aspectos, quando associados, levam à maior concentração de partículas e poluentes na atmosfera, o que, em consequência, faz aumentar o surgimento das doenças respiratórias.

Considerando essa situação, os cuidados com a saúde são ainda mais importantes na estação mais fria do ano. Fortalecer as defesas naturais do organismo, e estar com a imunidade do corpo elevada, deixa a pessoa menos vulnerável e mais resistente a doenças gripais. Incluindo o coronavírus.

Veja como incluir 5 hábitos simples na rotina para reforçar esses cuidados com a saúde.

  1. Procure manter um equilíbrio na alimentação

Em dias mais frios, é comum que as pessoas consumam alimentos mais calóricos e gordurosos para manter o corpo aquecido. O importante, aqui, não é evitar que esse tipo de hábito aconteça, mas, sim, buscar um equilíbrio. Ao mesmo tempo que se ingere comidas mais quentes e pesadas, também reforça-se a alimentação mais leve e nutritiva. Embora não consiga aquecer o organismo, ela oferece outros benefícios. 

Alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos ajudam a combater algumas doenças no inverno, simplesmente porque dão ao corpo os nutrientes que ele precisa para funcionar e manter a imunidade em dia. Assim, se estiver bem nutrido, o corpo terá mais força para enfrentar os invasores. É o caso, por exemplo, de frutas cítricas (laranja, bergamota, limão e abacaxi), alho, gengibre, mel, couve e brócolis, por exemplo.

Dentro deste cenário, uma boa opção pode ser apostar em sopas e caldos, por exemplo. Isso porque é possível colocar verduras e legumes ricos em nutrientes e baixos em calorias, como espinafre, couve, abóbora, chuchu, couve-flor e cenoura.

  1. Pratique exercícios físicos

No inverno, os dias são mais preguiçosos e é gostoso se deixar levar pelas cobertas e pelo Netflix. No entanto, assim como acontece com a alimentação, o segredo aqui é manter o equilíbrio. Mesmo que seja mais difícil praticar atividades físicas com regularidade, o importante é se movimentar de alguma forma, nem que seja subindo e descendo escadas, pulando corda ou dando uma caminhada pela rua. 

Até mesmo as tarefas domésticas podem contribuir para isso. Então, se for difícil sair de casa, procure varrer o chão, lavar o banheiro e tirar o pó das estantes e armários, por exemplo. 

Afinal, manter o corpo ativo ajuda a aumentar o gasto calórico, fortalecer o sistema musculoesquelético, melhorar a circulação sanguínea, reduzir o estresse e aumentar a produção de anticorpos no organismo. 

  1. Lave as mãos com frequência para manter os cuidados com a saúde

Um hábito tão simples como lavar as mãos ganhou uma importância ainda maior na pandemia. Muita gente só se conscientizou agora do quanto um ato tão acessível pode fazer toda a diferença nos cuidados com a saúde. 

Por isso, ainda que a pandemia vá embora, procure não perder este hábito. Lavar bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente após estar em locais públicos, não protege só contra o vírus da Covid-19, mas também contra outras doenças respiratórias que podem, inclusive, levar a quadros mais graves, como a pneumonia, por exemplo.

Na dúvida, levar álcool em gel na bolsa também é uma boa alternativa. Principalmente para o caso de se deparar com locais sem banheiro. 

  1. Deixe o ar circular nos ambientes

Não só na pandemia, como também no inverno: procure manter-se em espaços abertos ou bem arejados, ainda que você esteja em casa. Ambientes ventilados e com boa circulação de ar ajudam a evitar que vírus, bactérias, ácaros, fungos e mofo se concentrem em um só lugar, potencializando a contaminação. Portanto, mesmo em dias mais frios, é importante abrir as janelas durante algumas horas do dia para renovar o ar do ambiente. 

Além disso, evite o acúmulo de poeira e lave os cobertores, edredons e roupas de inverno guardadas por muito tempo antes de utilizá-los, e também não esqueça de os manter expostos ao sol para secar. Com isso, é possível remover todas as impurezas impregnadas pelo tempo guardado.

  1. Beba bastante água

No inverno, é comum que as pessoas esqueçam de beber água, pois a sede não é tão intensa como no verão. Sem tanto calor na rua, o corpo transpira menos e a necessidade de consumir água parece ser menor. O organismo, entretanto, segue demandando esforço e, portanto, a ingestão de líquido segue tão importante quanto em qualquer outra estação do ano.

Procure ingerir bastante água para hidratar o corpo e as vias respiratórias. Em dias mais frios, aposte em chás e bebidas quentes para aquecer a garganta e use cachecóis. Os cuidados com a saúde não terminam com a chegada do inverno. Os dias frios, embora alterem toda a rotina, não podem ser motivos para descuidar do que cada um possui de mais importante na vida: um organismo bem cuidado e protegido de males que podem trazer muitos riscos e prejuízos à saúde!

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