Blog

Exames periódicos são importantes para evitar doenças crônicas

A importância dos exames periódicos

 

Uma das formas de garantir uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos é manter o cuidado com a saúde. Alimentação  saudável e atividades físicas são exemplos de boas práticas indicadas pelos médicos para qualquer pessoa, de qualquer idade. Outra recomendação importante é a realização de exames periódicos para acompanhar as condições físicas e prevenir uma série de doenças.

Um diagnóstico preventivo ajuda no tratamento eficaz de doenças crônicas, permitindo ao paciente evitar as consequências de uma doença em estágio avançado. Por isso, check-ups anuais fazem a diferença na qualidade de vida de pacientes em qualquer faixa etária. Há pelo menos 10 tipos de doenças crônicas cujos efeitos colaterais podem ser tratados com ajuda de exames periódicos: colesterol alto, osteoporose, doença de Alzheimer, asma, derrame cerebral e Mal de Parkinson estão entre elas. 

Segundo pesquisas, as mulheres se preocupam mais com a saúde e buscam profissionais para a realização de check-ups antes mesmo de sentir quaisquer sintomas. Com os homens a situação é outra. Conforme apontou um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia, 51% dos homens entrevistados nunca tinham ido a um médico. 

Para ser ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem, realizada em 2019, apenas 37% dos entrevistados com até 39 anos e 20% daqueles com 40 afirmam só procurar um médico quando estão se sentindo mal. O estudo da revista Saúde e área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, analisou como os homens brasileiros cuidam da saúde. 

Prevenção de doenças crônicas

Os números mostram que muitos estão propensos a desenvolver enfermidades crônicas, como hipertensão, diabetes e até mesmo câncer. A situação chama atenção para os homens, mas independente do gênero, qualquer pessoa pode prevenir estas e outras doenças que, se não tratadas, podem causar sérios danos nas condições físicas dos pacientes a longo prazo. 

[Leia também: Saiba como o exame de mamografia pode ser confortável]

Os avanços da medicina, bem com da tecnologia em diagnóstico, contribuem para indicar o melhor tratamento de diferentes enfermidades. Hoje, clínicas que possuem profissionais capacitados e investem em equipamentos modernos ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Se anos atrás, alguns exames eram invasivos, demandam altas doses de radiação ou administração de contrastes, atualmente, há aparelhos no mercado que evitam esse tipo de exposição e ainda oferecem uma resolução muito maior no diagnóstico. 

Hospitais e clínicas mais avançados possuem equipamentos que garantem o conforto dos pacientes e emitem resultados com agilidade. Exemplo disso são os raios X capazes de gerar imagens em alta definição, equipamentos de ressonância magnética com maior campo de abertura, tomografias computadorizadas que geram resultados com rapidez, mamografias que realizam exames mais confortáveis, etc. Preocupada em trazer para o Brasil a mais alta tecnologia em diagnósticos, a Imex Medical Group tem vários desses equipamentos no catálogo, capazes de gerar imagens com alta resolução e conforto às pacientes. Desta forma, é importante que o paciente pesquise a reputação da clínica e hospital, além de conferir se os equipamentos utilizados são atuais e oferecem esses benefícios.