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Mais da metade dos pacientes dão preferência ao atendimento humanizado

Atendimento humanizado

 

Mesmo com o avanço das tecnologias e a possibilidade de fazer consultas online e não presenciais, os pacientes continuam preferindo um atendimento humanizado. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2020 pela plataforma de agendamento e consultas online Doctoralia, 63% dos brasileiros afirmam que buscam esse tipo de atendimento quando precisam de tratamento médico. O levantamento considerou mais de 3,5 milhões de respostas de usuários para compreender o comportamento do paciente 4.0.  

A abordagem humana é o principal critério apontado pelos pacientes brasileiros que participaram da pesquisa. Em segundo lugar vem o diagnóstico (16%) e em terceiro a pontualidade (12%). Pela análise, fica clara a importância em investir em práticas que melhorem o conforto das pessoas, além da eficiência nos tratamentos. Ao buscarem um médico, a maioria dos pacientes está vulnerável e precisa sentir confiança na equipe como um todo. 

 

Por onde começar

Atendimento humanizado pode parecer algo simples, mas exige treinamento de toda a equipe da pessoa que agenda as consultas ao médico responsável. Para se ter uma ideia, a mesma pesquisa mostrou que 37% dos pacientes se queixam falta de atenção do profissional e falta de comunicação na consulta. 

Uma das formas de evitar esse problema é desenvolver um protocolo de boas práticas e estabelecer canais de comunicação com os pacientes. Caixas de sugestões são exemplo disso. Conhecer seu público e estar aberto a mudanças é o primeiro passo para aperfeiçoar o atendimento. 

 

Organize o agendamento

A dificuldade em marcar consultas, atrasos e cancelamentos foi apontada por 26% dos entrevistados como uma das reclamações no levantamento do Doctoralia. Por isso, desde a gentileza durante o atendimento das ligações ao sistema de agendamento fazem a diferença. Invista em uma forma de digitalizar a agenda para evitar erros comuns como: marcar dois pacientes no mesmo horário, confundir nomes e diagnósticos ou não anotar um número de contato em caso de reagendamento.

 

Equipamentos mais confortáveis

A eficiência permanece como um ponto forte na preferência dos pacientes. Por isso, equipamentos modernos, com manutenção em dia e uma equipe preparada para operá-los faz a diferença. Os aparelhos de alta tecnologia reduzem o tempo de espera, causam menos danos à saúde, permitem atendimentos em alta demanda e oferecem melhores resultados, diminuindo as chances de repetição. Além disso, são projetados para oferecer uma posição mais confortável ao paciente e reduzir seu sofrimento. Há aparelhos móveis que evitam o deslocamento para diferentes alas e também os que geram resultados em menos de um segundo, por exemplo. 

 

Equipe preparada

Treinar a equipe para ter empatia pelos pacientes, paciência e respeito é fundamental. Além disso, é possível estabelecer protocolos que otimizem o trabalho, evitando erros e reforçando a responsabilidade do time com o bom atendimento. Não basta apenas cumprimentar os pacientes de forma educada, mas ouvi-los e entender suas demandas e temores. Dessa forma, a equipe estará sempre disponível para oferecer as melhores condições, o que mostrará flexibilidade e atenção às pessoas que estão recebendo o tratamento.