Blog

Manutenção de equipamentos médicos: Quais são os principais cuidados

Manutenção de equipamentos médicos

 

Faz parte da rotina de otimização de clínicas e hospitais a manutenção periódica dos equipamentos médicos. O cuidado com o bom funcionamento dos aparelhos ajuda a prolongar a vida útil, além de garantir que sejam usados em todo o seu potencial. Por isso, recomenda-se acompanhar as instruções do fabricante e respeitar as datas de revisão.

O procedimento deve fazer parte da rotina da clínica e a longo prazo oferecerá benefícios não apenas econômicos, evitando a substituição recorrente de equipamentos, mas também de qualidade para o trabalho da equipe. Afinal, os colaboradores terão aparelhos em boas condições para garantir o melhor atendimento.

Faz parte da manutenção não apenas visitas periódicas de uma equipe técnica para análise de todas as peças, checagem de parte elétrica e mecânica, mas também cuidados de higiene obrigatória após cada atendimento. Uso de equipamentos de proteção individual, limpeza pós-procedimentos e manter a sala de exames organizada são medidas simples que impactam na maneira como o equipamento é utilizado. Esses cuidados não só permitem o prolongamento do uso do aparelho como causam uma boa impressão nos pacientes.

Outra dica importante é na hora da compra do equipamento médico, recomenda-se que a gestão da clínica opte por fornecedores que ofereçam garantias e serviços de manutenção. Buscar uma equipe técnica autorizada, treinada e com conhecimento aprofundado sobre as características dos aparelhos é essencial, não apenas para garantir a melhor revisão, mas também pela confiabilidade na troca de peças ou na execução dos serviços. É uma forma de garantir que o equipamento não seja danificado na revisão ou que suas peças sejam substituídas por outras de qualidade inferior, o que pode vir a prejudicá-lo, em longo prazo. 

Imex Service 

A Imex Medical Group, maior grupo brasileiro e um dos principais distribuidores de equipamentos médicos da América Latina, desenvolveu ao longo dos anos uma assistência técnica especializada na prestação de serviços. Com uma equipe formada por técnicos e engenheiros treinados e preparados, atende em todo o Brasil destacando-se por ter uma estrutura diferenciada.

O atendimento da Imex conta com serviços de manutenção preventiva e corretiva. Os colaboradores que atuam nessa área têm amplo conhecimento a respeito das tecnologias e tudo que envolve os aparelhos próprios e distribuídos pela Imex.

Entre os diferenciais, o Imex Service possui uma central de atendimento por meio da qual é possível agendar visitas ou tirar dúvidas sobre a manutenção dos aparelhos. A empresa também investe em uma frota de carros própria para agilizar as visitas a clínicas e hospitais, além de apostar em estrutura logística otimizada. A reposição de peças e insumos é disponibilizada graças a um estoque estratégico.

Esse material é mantido em armazéns com controle total de temperatura e umidade, atendendo as requisições da Anvisa. Dessa forma, os clientes conseguem receber os produtos com alta qualidade e rapidez. A testagem de equipamentos é facilitada pelas salas com proteção radiológica montada no centro de treinamento, onde ocorrem as formações dos especialistas técnicos, responsáveis pela manutenção.