Blog

13 jun

Manutenção de equipamentos médicos: Quais são os principais cuidados

 

Faz parte da rotina de otimização de clínicas e hospitais a manutenção periódica dos equipamentos médicos. O cuidado com o bom funcionamento dos aparelhos ajuda a prolongar a vida útil, além de garantir que sejam usados em todo o seu potencial. Por isso, recomenda-se acompanhar as instruções do fabricante e respeitar as datas de revisão.

O procedimento deve fazer parte da rotina da clínica e a longo prazo oferecerá benefícios não apenas econômicos, evitando a substituição recorrente de equipamentos, mas também de qualidade para o trabalho da equipe. Afinal, os colaboradores terão aparelhos em boas condições para garantir o melhor atendimento.

Faz parte da manutenção não apenas visitas periódicas de uma equipe técnica para análise de todas as peças, checagem de parte elétrica e mecânica, mas também cuidados de higiene obrigatória após cada atendimento. Uso de equipamentos de proteção individual, limpeza pós-procedimentos e manter a sala de exames organizada são medidas simples que impactam na maneira como o equipamento é utilizado. Esses cuidados não só permitem o prolongamento do uso do aparelho como causam uma boa impressão nos pacientes.

Outra dica importante é na hora da compra do equipamento médico, recomenda-se que a gestão da clínica opte por fornecedores que ofereçam garantias e serviços de manutenção. Buscar uma equipe técnica autorizada, treinada e com conhecimento aprofundado sobre as características dos aparelhos é essencial, não apenas para garantir a melhor revisão, mas também pela confiabilidade na troca de peças ou na execução dos serviços. É uma forma de garantir que o equipamento não seja danificado na revisão ou que suas peças sejam substituídas por outras de qualidade inferior, o que pode vir a prejudicá-lo, em longo prazo. 

Imex Service 

A Imex Medical Group, maior grupo brasileiro e um dos principais distribuidores de equipamentos médicos da América Latina, desenvolveu ao longo dos anos uma assistência técnica especializada na prestação de serviços. Com uma equipe formada por técnicos e engenheiros treinados e preparados, atende em todo o Brasil destacando-se por ter uma estrutura diferenciada.

O atendimento da Imex conta com serviços de manutenção preventiva e corretiva. Os colaboradores que atuam nessa área têm amplo conhecimento a respeito das tecnologias e tudo que envolve os aparelhos próprios e distribuídos pela Imex.

Entre os diferenciais, o Imex Service possui uma central de atendimento por meio da qual é possível agendar visitas ou tirar dúvidas sobre a manutenção dos aparelhos. A empresa também investe em uma frota de carros própria para agilizar as visitas a clínicas e hospitais, além de apostar em estrutura logística otimizada. A reposição de peças e insumos é disponibilizada graças a um estoque estratégico.

Esse material é mantido em armazéns com controle total de temperatura e umidade, atendendo as requisições da Anvisa. Dessa forma, os clientes conseguem receber os produtos com alta qualidade e rapidez. A testagem de equipamentos é facilitada pelas salas com proteção radiológica montada no centro de treinamento, onde ocorrem as formações dos especialistas técnicos, responsáveis pela manutenção.

13 jun

Imex Medical Group do Brasil. Todos os direitos reservados.