Blog

O que torna os arcos cirúrgicos tão eficientes

Arcos cirúrgicos

 

Os arcos cirúrgicos são ferramentas que provocaram mudanças na forma como são realizadas as cirurgias. Além de agilizar os procedimentos, esses equipamentos melhoram a visibilidade e garantem mais controle dos cirurgiões. Com isso, as cirurgias se tornaram menos invasivas, diminuindo o tempo de recuperação dos pacientes. 

O arco cirúrgico gera uma radiografia estática da mesma forma que um aparelho de Raios-X. No entanto, suas imagens têm alta resolução e são geradas em tempo real. Essa característica torna o equipamento ainda mais essencial, pois ele permite um acompanhamento durante todo o procedimento cirúrgico, inclusive os de longa duração, reduzindo as chances de erro médico. Por esta razão, são muito usados em procedimentos como implante de marcapasso e cirurgias vasculares, entre outros. 

Atualmente, o mercado disponibiliza equipamentos que atendem diferentes necessidades. A Imex Medical Group, por exemplo, tem três modelos de arco cirúrgico que unem características como refrigeração para permitir cirurgias de longa duração, painel de controle de fácil manuseio e alta qualidade da imagem. Confira outros diferenciais:

Versatilidade

A versatilidade, que é um dos pontos fortes do equipamento, também está presente nos arcos cirúrgicos produzidos e distribuídos pela Imex. Os aparelhos podem ser usados na ortopedia, neurologia, urologia, vascular e cardiologia, por exemplo. 

Segurança

Outro ponto a favor é que os aparelhos, como o Unique Class, possuem uma função que evita que o paciente fique exposto mais do que o necessário à radiação. Este modelo de arco cirúrgico permite que a equipe médica controle automaticamente a dose que será emitida. Isso traz mais segurança ao paciente e aos profissionais envolvidos na cirurgia.

Vídeo HD

A vantagem de visualizar em tempo real as imagens durante o procedimento ganha ainda mais eficiência com a função vídeo HD. No caso do arco cirúrgico Unique Premium, é possível captar 30 frames/segundo, ou seja, em alta definição e sem efeito de ruído e desfoque durante o movimento. Esse diferencial garante mais precisão durante o procedimento.

Correção automática na presença de metal

Para tornar a qualidade ainda melhor, o software que acompanha o Unifique FD tem a capacidade de evitar uma dosagem excessiva de radiação em pacientes que possuam peças de metal no organismo. Esse controle, além de prevenir danos à saúde das pessoas, facilita a leitura das imagens, permitindo uma melhor visibilidade. O equipamento também possui um corretor de movimento, uma solução bastante útil em casos de cirurgias em que é necessário movimentar um paciente.