Blog

Quais são as doenças que a radiologia veterinária pode descobrir?

Radiologia veterinária

A radiologia veterinária

A radiologia tem importante papel no diagnóstico e tratamento de doenças como, por exemplo, o câncer. Quando a causa não é evidente, os aparelhos de imagens ajudam a detectar a origem do problema e a definir o tratamento a ser aplicado. E não estamos falando só dos seres humanos. Também é assim com os animais. Dessa forma, a radiologia veterinária auxilia no atendimento a pacientes que não conseguem dizer o que sentem.

A radiologia veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e outras anormalidades em animais de diferentes portes. Para isso, utiliza exames de imagem, como os raios X, para buscar resultados mais precisos e ter a dimensão exata do problema.

O método representa um considerável avanço na medicina veterinária e vem se mostrando como uma solução eficaz no tratamento animal, seja ele de pequeno ou grande porte, doméstico ou selvagem. Afinal, cabe quase que exclusivamente ao médico veterinário interpretar os sintomas – muitas vezes invisíveis – para tentar descobrir o que se passa com o animal. Isso porque, em geral, os sinais costumam se manifestar apenas por meio de ferimento ou mudança de comportamento. 

As principais doenças diagnosticadas pela radiologia veterinária

A radiologia veterinária desempenha um papel fundamental no auxílio ao médico na detecção de uma ampla gama de doenças, que vão desde luxações e fraturas até artroses e tumores. Este método se destaca por permitir um diagnóstico precoce, acelerando o início do tratamento e aumentando as chances de cura para o animal.

Por exemplo, animais domésticos de pequeno porte têm uma tendência significativa em desenvolver câncer a partir dos 10 anos de idade. Portanto, quanto mais cedo a doença for identificada, maiores serão as chances de recuperação.

Os exames de imagem também têm indicação na identificação e acompanhamento da progressão de problemas cardíacos e respiratórios, como:

  • cardiopatia;
  • pneumonia;
  • cardiomiopatia dilatada;
  • doença valvular adquirida;
  • hipertrofia do ventrículo esquerdo;
  • efusão pericárdica;
  • alterações congênitas;
  • neoplasias.

A radiologia veterinária também costuma ser realizada em casos suspeitos de lesões de natureza óssea, muscular ou cartilaginosa, como, por exemplo:

  • displasia coxofemoral;
  • luxação patelar;
  • ruptura de ligamento cruzado cranial;
  • hérnia de disco.

Além disso, o médico veterinário também pode optar pelo exame de raios X quando houver ingestão de objetos indevidos e, até mesmo, no acompanhamento pré-natal de fêmeas gestantes.

Como são realizados os exames de radiologia veterinária

Assim como nos seres humanos, os raios X desempenham um papel similar na medicina veterinária ao possibilitar que os médicos avaliem internamente diversas áreas do corpo dos animais. Isso possibilita a identificação de doenças e disfunções nos órgãos e sistemas, a determinação do estágio clínico e a formulação das melhores abordagens de tratamento para o animal. 

A realização do exame ocorre por meio de equipamentos projetados especificamente para essa finalidade. Uma variedade de modelos está disponível, incluindo formatos fixos e móveis, para acomodar animais de diferentes tamanhos.

Todos eles, no entanto, funcionam basicamente da mesma forma: o animal é posicionado de forma a ficar imóvel, sendo submetido a um aparelho que faz uma espécie de fotografia interna do corpo. O resultado do exame, impresso em uma chapa metálica, revela a anatomia e o funcionamento do organismo em detalhes.

Para realizar o exame, o animal não precisa passar por nenhum tipo de preparo prévio. Em alguns casos, no entanto, a sedação do animal pode ser necessária. Ainda assim, o método é pouco invasivo e indolor. Além disso, permite diagnósticos mais precisos e cada vez mais precoces.

Modelos de raios X para pets: fixo e portátil

Para alcançar um diagnóstico prático, rápido e preciso, é essencial utilizar equipamentos de boa qualidade. Os produtos desenvolvidos e disponibilizados pela Imex Medical Group desempenham um papel fundamental nesse processo, contribuindo para a precisão diagnóstica, redução do tempo de exposição à radiação dos pacientes e fornecendo uma visão detalhada e privilegiada de ossos e tecidos moles.

São dois modelos digitais: um na versão fixa e outro na versão portátil, ambos com baixo nível de radiação.

A versão fixa, Innovision Vet, possui design ergonômico e angulação de cerca de 180 graus para aplicações flexíveis e versáteis. Também é de fácil uso e possui imagens de alta definição, fluxo de trabalho simplificado e transferência de dados eficiente. Além disso, é projetada para espaços compactos, especialmente aqueles com tetos mais baixos. 

Já a versão portátil, Mob Single, é ideal para ser transportada com facilidade para qualquer local. Além disso, dispõe de maleta de transporte, suporte porta emissor, bateria de lítio de grande capacidade e garante longa duração.

A radiologia veterinária continua a evoluir, proporcionando resultados cada vez mais positivos para os pacientes de quatro patas. Este tipo de exame oferece opções alternativas e seguras para o tratamento da saúde dos animais, demonstrando seu papel crucial no campo médico veterinário.