Blog

Saiba quais são as diferenças entre a radiologia digital e a convencional

Diferenças entre a radiologia digital e a convencional

 

O exame de raios X ou radiografia é o mais antigo usado para identificar fraturas e alterações na estrutura de ossos e órgãos. Apesar de não invasivo, esse teste depende de radiação para gerar imagens, por isso, ao longo dos anos, após vários estudos, se chegou à versão digital, que é menos nociva e mais eficaz. Além da precisão e da segurança, o raios X convencional e o digital têm muitas diferenças. Você sabe quais são elas?

O primeiro método que utilizou a radiação eletromagnética para a realização de exames foi descoberto em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Röntgen. Foi ele quem também cunhou a expressão “raios x”. Graças a essa descoberta, Röntgen foi reconhecido com o Prêmio Nobel de Física em 1901. 

Na época, a radiografia convencional foi bastante útil entre os militares para a checagem de lesões ocasionadas em soldados durante os conflitos.A partir daí surgiram as primeiras unidades móveis. Apesar de revolucionar os diagnósticos por imagem, a dose de radiação usada na época era extremamente alta. No século XIX, os pacientes eram expostos a uma quantidade 1500 vezes maior do que a utilizada nos dias de hoje. Além disso, o exame durava cerca de 90 minutos. Isso provocava vários efeitos colaterais como queda de cabelo, queimação e aumentava as chances de doenças crônicas a longo prazo, como o câncer.  

Confira quais são os benefícios de investir em raios x digital

Desenvolvimento de novas tecnologias

A radiografia convencional foi aperfeiçoada ao longo dos anos e hoje tem um custo imediato menor que a digital. Porém, a primeira ainda gera imagens menos precisas e demanda uma maior exposição à radiação. O raios x digital foi desenvolvido nos anos 1980, quando os computadores se tornaram mais acessíveis.

Atualmente a radiografia digital é capaz de gerar uma imagem em 20 milesegundos e com alta precisão. Outra vantagem é que esta versão pode ser armazenada de forma mais segura, em nuvem ou em qualquer ambiente digital. Com isso, sua duração é ainda maior do que um exame de radiografia físico.

Os insumos utilizados nos testes de raios x digital também são mais econômicos e sustentáveis. Ao invés do filme fotográfico, os equipamentos mais modernos geram imagens em pixels diretamente no computador. Por isso, a longo prazo é uma opção que gera menos custos.
 

Alta tecnologia

Atenta ao mercado e em oferecer produtos com alta tecnologia, a Imex Medical Group lançou novos equipamentos de radiografia digital. Todos captam imagens de alta definição com rapidez e alto desempenho. Também possuem software de processamento e montagem automática ou manual para imagens longas adquiridas em incidências diferentes.

 O Raios-X Innovision é um sistema versátil com detector de tela plana e projetado para ser usado em espaços pequenos, com tetos baixos. Para facilitar a mobilidade e ampliar o número de aplicações, a empresa também lançou dois modelos motorizados: o Mob Smart e o Mob Easy. Ambos podem ser deslocados facilmente, evitando o deslocamento de pacientes entre diferentes alas da clínica ou hospital.