Blog

Saúde está entre tendências tecnológicas para 2021

Saúde: tendências tecnológicas para 2021

 

A pandemia do novo coronavírus expôs a urgência de novos investimentos em tecnologias para a saúde. A necessidade de novos protocolos, equipamentos mais modernos e soluções mais eficientes aparece entre as tendências tecnológicas para 2021. De acordo com a consultoria Gartner, as tecnologias no próximo ano ajudarão a tornar as operações mais flexíveis, melhorando a capacidade de adaptação.

Com isso, equipamentos que se adequem a diferentes ambientes ou possam circular facilmente ganharão cada vez mais espaço. Os Raio-X móveis e aparelhos que conseguem fazer diferentes diagnósticos como a checagem de várias partes do corpo também estão entre as tendências. Dentro da medicina, especialistas projetam outras novidades para 2021. Confira algumas das tendências tecnológicas na saúde: 

Telemedicina e uso de dados

O ano em que o mundo viveu em distanciamento social provocou mudanças que vão seguir pelos próximos anos. A Telemedicina, tão aguardada pela comunidade médica, é exemplo disso. O atendimento por telefone e vídeo devem ter continuidade, assim como o uso de dados para agilizar atendimentos e ampliar a pesquisa em diagnósticos. 

Neste cenário, prontuários eletrônicos, receita digital, uso de armazenamento em nuvem são tecnologias que permitem o acompanhamento de casos a distância, reduzindo a necessidade de deslocamento e tornando também mais organizado e seguro o armazenamento de dados pessoais de pacientes, como orienta a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Inteligência artificial

A IA (inteligência artificial) se tornará cada vez mais importante para o desenvolvimento de novos medicamentos e de tecnologia para diagnóstico. O uso dessa solução já é realidade em alguns países. Nos Estados Unidos, por exemplo, cientistas desenvolveram uma IA capaz de identificar pelo tom da tosse se o paciente está com coronavírus. 

Realidade virtual

A simulação de ambientes em tratamentos deve ser ampliada, alcançando até mesmo a sala cirúrgica. Essa tecnologia ajuda a melhorar a eficiência dos tratamentos, sem expor o paciente a riscos. O investimento nesta solução tem aumentado a cada ano e é uma das formas mais usadas na inovação em saúde. 

Internet das Coisas (iOT)

A internet das coisas também é uma tecnologia que vem sendo usada, mas que deve ganhar ainda mais espaço. Existe até mesmo um segmento de inovações voltadas à saúde, chamado de Internet das Coisas Médicas (iOTM). Essa tecnologia facilitará o acompanhamento a distância de pacientes, gerando dados que podem ser analisados em tempo real pela equipe médica.