Blog

Tecnologia: 5 aparelhos que vêm transformando a Medicina Veterinária

Aparelhos que vêm transformando a Medicina Veterinária

 

A tecnologia está transformando a Medicina Veterinária. A cada dia, novos aparelhos e recursos mais modernos são incorporados à rotina dos veterinários, permitindo complementar o atendimento, o diagnóstico e o tratamento realizado. 

A maioria desses equipamentos se assemelha aos aparelhos de última geração utilizados pela medicina humana, como a tomografia e a ressonância magnética, por exemplo. A diferença, no entanto, é que tais equipamentos passaram a ser desenvolvidos para atender, exclusivamente, pacientes de quatro patas. Afinal, diferente do que acontece com as pessoas, não é possível pedir aos animais, por exemplo, para prender a respiração ou  relaxar determinada parte do corpo. 

Assim, graças à tecnologia, os aparelhos de saúde veterinária vêm se adaptando cada vez mais à realidade e às necessidades dos animais, oferecendo configurações, calibragens e medidas específicas para as diferentes espécies. 

E não é só isso. Os equipamentos adaptados também passaram a considerar uma condição muito importante para o meio veterinário: a mobilidade. Assim, os aparelhos foram diminuindo de tamanho para se tornarem portáteis e serem levados para atendimentos volantes e fora da clínica.

Interessante, não?

Neste post mostramos que a tecnologia vem proporcionando à Medicina Veterinária e que já estão ganhando o mercado.

1 Ultrassom com tecnologia de bolso

O ultrassom vem diminuindo de tamanho ao longo dos anos. A versão mais recente passou a se adequar ao próprio bolso do veterinário, permitindo que a realização dos exames possa ser feita em qualquer ambiente e sem dificuldade no deslocamento. Basta apenas acessar o aplicativo via smartphone, tablet ou notebook e fazer a conexão por meio de plug-in Wi-Fi ou USB.

O ultrassom de bolso possui todas as vantagens de um equipamento de grande porte, incluindo, por exemplo, uma imagem com qualidade de última geração. Isso facilita o trabalho do veterinário na hora de fazer o acompanhamento pré-natal de fêmeas de diferentes espécies e identificar eventuais problemas nos órgãos do abdômen. 

Além disso, o aparelho da Imex Medical Group também é totalmente ergonômico para o uso do profissional: o teclado oferece melhor suporte aos braços e punhos e o novo design evita que o teclado seja contaminado por poeira, gel, líquido e sangue.

2 Raios X portátil

Assim como o ultrassom, os aparelhos de raios X também evoluíram a ponto de poderem ser transportados com facilidade a qualquer lugar. E para que isso seja possível, os equipamentos ganharam baterias mais potentes, de lítio, capazes de oferecer longa duração.

O raios X portátil consegue realizar exames radiológicos de animais de todos os portes, dos pequenos aos grandes. Além disso, o design é desenvolvido para facilitar a operação e agilizar o fluxo de trabalho.

3 Ressonância magnética

A ressonância magnética permite fazer diagnóstico por imagem de diferentes aplicações clínicas que nem sempre é possível com outros recursos. Nos pontos onde a tomografia computadorizada não consegue chegar, por exemplo, a ressonância permite uma visualização mais rica e assertiva dos pacientes que possuem alterações posturais ou convulsões.

As últimas versões do aparelho permitem que o exame seja realizado em um espaço bem curto de tempo. Alguns dos mais modernos, como o da Imex, contam com um leque amplo de softwares e sequências de aquisição, como difusão (DWI), perfusão, tractografia, espectroscopia, tornado (redução de artefatos de movimento), quantificação de gordura em fígado, quantificação de análise de cartilagens e sequências para aquisições vasculares (sem/com contraste).

4 Tomografia com tecnologia computadorizada

A tomografia com tecnologia computadorizada produz imagens tridimensionais do corpo do animal que, antes, só eram possíveis com exames mais invasivos. Isso permite que os veterinários tenham acesso a imagens mais profundas e detalhadas da estrutura óssea do paciente.

Na Imex, o aparelho também é ágil: são 16 canais de elementos detectores e 32 cortes em tempos de scan abaixo de um segundo.

5 Prontuário eletrônico

Entre todas as funcionalidades dos softwares de gestão veterinária, um dos principais é o prontuário eletrônico. O prontuário eletrônico reúne todas as informações relativas ao histórico de saúde dos pacientes, incluindo registros diversos e resultados de exames laboratoriais. Essa ferramenta ajuda a dar continuidade a tratamentos anteriores, minimizando as chances de erro.

No caso do software desenvolvido pela Imex, também é possível selecionar a região anatômica desejada para obter angulação, brilho e contraste e fazer anotações ou outras marcações.

Todos esses equipamentos fazem parte da rotina da Imex Medical Group, que está sempre preocupada em possibilitar diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. A Imex possui uma linha vet completa de equipamentos para exames e diagnósticos em animais. Confira as novidades em nosso site.