Blog

Ultrassom em animais: a importância do exame no diagnóstico veterinário

A importância do exame no diagnóstico veterinário

O ultrassom é um exame de imagem que ajuda o médico a visualizar, em tempo real, o interior do organismo do paciente, auxiliando no diagnóstico de diversas doenças. Não é diferente na medicina veterinária. O uso do ultrassom em animais tem sido um dos avanços tecnológicos que mais vêm ganhando espaço em clínicas e hospitais de pequenos animais. E é fácil entender por quê. 

Assim como acontece em humanos, os aparelhos de ultrassom veterinário também ajudam o médico a visualizar a anatomia e as principais alterações internas de cães e gatos. Aliás, nenhum outro equipamento é capaz de detalhar as estruturas do organismo com tanta eficácia.

E o melhor: sem a necessidade de corte ou cirurgia, ou, ainda, de ter que sedar o animal. O ultrassom em animais se consolida, portanto, como um importante método não invasivo e indolor. 

Por isso, o uso do aparelho não apresenta nenhum efeito biológico nocivo, nem para o animal, nem para o operador. O exame pode ser realizado em qualquer ambiente, sem a necessidade de segurança específica. 

Todo esse processo ajuda a estabelecer diagnósticos de forma mais rápida, uma vez que todas as imagens são imediatas e a avaliação se dá em tempo real. Isso se mostra imprescindível para apontar a situação clínica do animal, agilizando a definição do tratamento e do uso de medicamentos ou, até mesmo, do encaminhamento para cirurgia. 

Além disso, o ultrassom em animais é tão versátil que ajuda, ainda, a detectar a gestação precoce em cadelas e gatas. Devido à curta duração da gestação dos pequenos animais, esse diagnóstico precoce pode auxiliar em um acompanhamento mais próximo, principalmente envolvendo a previsão de parto e o cuidado com a mãe.

Os benefícios do ultrassom em animais

Na rotina de clínicas e hospitais, o ultrassom em animais já se tornou um exame tão rotineiro quanto a realização dos próprios exames sanguíneos. E não é por acaso.

O exame permite que o veterinário consiga obter uma alta precisão nos diagnósticos e, por exemplo, também:

  • identificar fratura ou rompimento de ligamentos;
  • monitorar doenças cardíacas;
  • investigar problemas digestivos;
  • identificar doenças pulmonares;
  • avaliar as alterações gástricas;
  • analisar as alterações do trato urinário;
  • visualizar as alterações morfológicas em praticamente todos os órgãos, como abdômen, pâncreas, tórax, coração, tendões, ovários e outros;
  • avaliar as estruturas oculares;
  • avaliar as artérias e demais estruturas vasculares;
  • fazer uma avaliação reprodutiva do animal;
  • fazer o diagnóstico precoce da gestação;
  • avaliar os batimentos cardíacos e as movimentações fetais.


Em filhotes, o exame de ultrassom em animais permite que o médico consiga enxergar até mesmo o cérebro do animal.

O ultrassom para pets da Imex

Todos esses benefícios, aliados à grande procura, vêm aperfeiçoando a tecnologia dos aparelhos de ultrassom em animais que estão disponíveis no mercado. Está cada vez mais fácil operá-lo e interpretar seus resultados, levando a diagnósticos ainda mais precisos. 

É este o caso do ultrassom para pets fabricado pela Imex Medical Group, uma das maiores empresas do país em equipamentos e serviços de diagnósticos por imagem. Fabricado para atender animais de forma exclusiva, o aparelho é portátil e pesa apenas 120 gramas. É menor até mesmo do que alguns modelos de celulares. 

O modelo portátil permite que os exames sejam feitos em qualquer local, incluindo a casa do tutor. Para tanto, basta acessar o aplicativo via smartphone, tablet ou notebook e fazer a conexão por meio de plug-in Wi-Fi ou USB, por exemplo. 

O uso de ultrassom em animais, portanto, é um exemplo claro do quanto a medicina veterinária tem avançado para prolongar a expectativa de vida e manter os pets mais saudáveis. E, neste quesito, a tecnologia é uma grande aliada. Afinal, diferente dos humanos, não é possível pedir a eles para, por exemplo, prender a respiração ou relaxar determinada parte do corpo.