Blog

Ultrassom pulmonar: um método avançado de diagnóstico do coronavírus

Ultrassom pulmonar

Uma das formas mais indicadas para mitigar os efeitos da covid-19 é o diagnóstico precoce e correto. Enquanto se aguarda a chegada de uma vacina, as autoridades em saúde pública buscam maneiras de melhorar o tratamento dos pacientes e, após estudos recentes, passaram a recomendar o ultrassom pulmonar como um dos exames principais para o diagnóstico da doença. 

Um pesquisa da publicação especializada Intensive Care Medicine, realizada na China durante a pandemia do novo coronavírus, analisou o uso deste exame de imagem em pacientes infectados e internados na UTI. O levantamento apontou que a ultrassonografia pulmonar tem resultados muito superiores aos da radiografia e similares aos da tomografia, em casos de pneumonia e de síndrome do desconforto respiratório em pessoas adultas. Em conclusão, o estudo recomendou o uso do ultrassom na avaliação de casos graves de Covid-19 por ser uma forma de identificar os sintomas de forma muito mais rápida e precisa. 

Outros benefícios, de acordo com especialistas, são que a ultrassonografia pulmonar não necessita da exposição à radiografia e também é mais fácil de ser transportada. Esta característica evita o deslocamento dos pacientes da UTI até as salas de tomografia, ou seja, é um recurso a mais para evitar a propagação do vírus. 

Técnica aprimorada

O ultrassom gera imagens pela emissão de ondas sonoras que podem sofrer com a distorção ocasionada pela reverberação. Desta forma, a análise dos pulmões pode ser prejudicada se não for usada uma técnica que permita a análise indireta dos exames e das características apresentadas pelas imagens. 

Por isso, pelo estudo das mudanças patológicas provocadas no volume de entrada de ar nos pulmões, é possível elaborar um diagnóstico. Em caso de derrame pleural, por exemplo, a presença de líquido com características anecóica ou hipoecóica é um indicativo da doença. 

Em pacientes com covid-19, a análise das imagens geradas pela ultrassonografia pulmonar apresentam o desenvolvimento de uma edema pulmonar, o que é indicativo a ser considerado pelo médico. O estudo dessas técnicas é uma forma de melhorar o diagnóstico, tornando a imagem gerada por ultrassom um instrumento necessário para que seja indicado o melhor tratamento.

Vantagens do ultrassom

A mobilidade de um aparelho de ultrassonografia está entre os principais benefícios deste equipamento quando se fala na análise de pacientes internados na UTI ou em hospitais de campanha. Outra vantagem é que não necessita de exposição à radiação, sendo muito mais seguro. 

A Imex Medical Group lançou recentemente no mercado cinco modelos de ultrassom de alta definição. Os equipamentos são versáteis e se adaptam a diferentes demandas. Todos possuem fácil operacionalidade, interface amigável e são instrumentos importantes em caso de alto fluxo de trabalho, como em unidades de tratamento intensivo, por exemplo.

Os equipamentos são homologados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e possuem alta tecnologia, o que melhora sua capacidade de gerar diagnósticos mais confiáveis. A análise completa das funcionalidades de cada aparelho contribui para determinar qual é o mais indicado conforme a demanda dos atendimentos. Conheça todos os modelos e consulte a equipe técnica para saber mais