Blog

Arcos cirúrgicos: o que são e qual sua importância para a medicina?

arcos cirúrgicos


Arcos Cirúrgicos: o que são e qual sua importância para a medicina?

Em primeiro lugar, os arcos cirúrgicos são equipamentos essenciais para a realização de diversos procedimentos médicos. Eles permitem que os profissionais tenham uma visualização dinâmica e em tempo real de todas as estruturas internas do paciente. Dessa forma, possibilita cortes mais precisos e processos mais seguros.

Um procedimento cirúrgico envolve, além de uma equipe de profissionais, o uso de equipamentos especializados. Este é o caso dos arcos cirúrgicos, por exemplo. Para os cirurgiões, os arcos cirúrgicos são considerados fundamentais atualmente, pois eles permitem uma atuação mais precisa e segura.

A partir da década de 1950, os hospitais e clínicas médicas começaram a ter seus primeiros aparelhos com braço em C – que logo você vai conhecer.

Com isso, resultou na substituição dos equipamentos de raios x fixos, que, por vezes, atrapalham a mobilidade dos profissionais envolvidos na cirurgia.

Uma série de procedimentos médicos recomendam os arcos cirúrgicos. Então, pensando nisso, a Imex Medical Group elaborou este texto para que você conheça os equipamentos e saiba como escolher o modelo ideal para sua atuação e/ou para seu hospital ou clínica. Aqui você vai conferir:

O que são arcos cirúrgicos?
Como o arco cirúrgico funciona?
Qual é a importância dos arcos cirúrgicos?
Como escolher um equipamento?
Os arcos cirúrgicos da Imex Medical Group

O que são arcos cirúrgicos?

Os arcos cirúrgicos, também conhecidos como intensificadores de imagem, são equipamentos médicos que permitem que os cirurgiões visualizem todas as estruturas internas de um determinado paciente, de forma dinâmica e em tempo real.

Os dispositivos recebem o nome de arco cirúrgico por conta de seu formato semicircular, em modelo de arco em C. Ou seja, em uma das pontas da estrutura, é possível encontrar uma fonte emissora de raios x (assim como as estruturas do tubo e do gerador) e, na outra, o detector de raios x (que deve, de preferência, ser do tipo Flat Panel).

O principal objetivo do arco cirúrgico é facilitar a captação de imagens de alta qualidade. Por isso, o design dos arcos cirúrgicos foi especialmente pensado para possibilitar seu posicionamento de diversas formas durante os procedimentos médicos.

De maneira geral, o uso de um arco cirúrgico é recomendado para diversos procedimentos, tais como cirurgias cardiológicas, vasculares, neurológicas, ortopédicas, urológicas e outras.

É válido ressaltar também que os intensificadores de imagem possibilitam a captura de imagens sem prejudicar a movimentação dos profissionais envolvidos na realização dos procedimentos cirúrgicos.

Ao mesmo tempo em que é possível monitorar todos os processos das cirurgias, os médicos podem oferecer aos pacientes procedimentos mais assertivos e seguros. A realização de cortes de pequenas dimensões é uma das vantagens da utilização dos arcos cirúrgicos, por exemplo.

Como o arco cirúrgico funciona?

Conforme apontado acima, os equipamentos intensificadores de imagem permitem a produção de imagens em tempo real. Estas, por sua vez, são formadas por milhares de tons cinza, que facilitam a visualização das estruturas internas.

As imagens são geradas pelos raios x emitidos pelo equipamento e processadas por um intensificador que consiste em um tubo de vidro em vácuo. Dessa maneira as imagens são exibidas aos cirurgiões e demais profissionais da equipe.

Esta estrutura em forma de tubo possui, no interior, um dispositivo chamado tela fluoroscópica, sendo responsável por transformar os raios X emitidos em luz visível. Por fim permitindo a visualização das imagens.

Atualmente os equipamentos são capazes de fornecer aos cirurgiões imagens digitais de alta qualidade. Então, com esta visualização detalhada, o médico pode monitorar o processo de suas cirurgias com mais segurança. Caso seja necessário, ele será capaz de agir com mais rapidez para ajustar ou corrigir algo.

Qual é a importância dos arcos cirúrgicos?

O uso de arcos cirúrgicos tem crescido a cada dia em hospitais e clínicas de todo o Brasil. Isso se deve, sobretudo, às vantagens que os equipamentos oferecem não somente aos profissionais – como cirurgiões e enfermeiros -, mas também aos pacientes.

O intensificador, uma vez que possibilita os médicos visualizarem imagens de alta qualidade e em tempo real, permite que a equipe aja de forma ágil, rápida e efetiva caso o procedimento cirúrgico necessite de algum ajuste ou correção. Neste caso, o paciente pode desfrutar de processos mais seguros, que, com certeza, são fundamentais para a sua vida – especialmente quando são cirurgias complexas.

Aliás, outro aspecto importante sobre os arcos cirúrgicos se refere à possibilidade de controlar a emissão de raios x de acordo com a necessidade. Desse modo, tanto os profissionais quanto os pacientes são submetidos a uma menor exposição à radiação, assim trazendo benefícios para sua saúde e qualidade de vida.

Os equipamentos apresentam, ainda, dimensões menores do que aparelhos tradicionais de geração de imagens. Por isso podem ser utilizados em espaços compactos – que são comuns, sobretudo, em clínicas médicas de pequeno porte.

Além disso, a característica de poder ser utilizado em espaços móveis permite o uso de arcos cirúrgicos em situações de emergência.

As diferentes configurações do equipamento também merecem destaque, visto que, com a possibilidade de adaptar as capacidades e o funcionamento do aparelho, a equipe de profissionais pode aplicá-lo em diversas situações.

De fato, o arco cirúrgico é conhecido por oferecer conforto aos pacientes e aos cirurgiões durante os procedimentos. Por essa razão, o arco cirúrgico é considerado um equipamento pequeno e ajustável, o que possibilita que ele se adapte às necessidades específicas de cada procedimento.

Em resumo, é possível destacar, entre outros pontos, que as principais vantagens de utilização do arco cirúrgico são:

Imagens nítidas e de alta qualidade;
Melhor visibilidade das estruturas internas do corpo;
Recursos clínicos ampliados;
Procedimentos cirúrgicos mais precisos e seguros;
Facilidade de manobra em espaços compactos;
Ampla variedade de configurações.

Como escolher um equipamento?

Sem dúvida, a utilização de arcos cirúrgicos representa uma grande evolução da medicina e tem contribuído para melhorar a precisão e a segurança das cirurgias. Para que os procedimentos sejam mais seguros e eficientes, contudo, é essencial que o hospital e/ou clínica médica invista em um aparelho de qualidade.

Entretanto, antes de escolher um equipamento, é fundamental analisar alguns aspectos. No Brasil, é possível encontrar modelos diversos, que apresentam funções, configurações e aplicações diferentes.

Para que a escolha seja, de fato, assertiva, o primeiro passo que os profissionais responsáveis pela instituição devem realizar se refere a um levantamento de informações. Nesta etapa, portanto, será necessário determinar quais procedimentos são mais comuns no hospital e/ou na clínica, bem como as principais necessidades apresentadas pelos pacientes.

Portanto, com os dados disponíveis, é possível compreender as funcionalidades que devem ser oferecidas pelos arcos cirúrgicos para atender às demandas dos procedimentos médicos. Após coletar as informações, é fundamental que a instituição de saúde busque um fornecedor de confiança, que apresente equipamentos de alta qualidade e atendimento humanizado.

Agora, no Brasil, você pode contar com toda a expertise da Imex Medical Group. A empresa nacional que se destaca por ser uma das maiores fabricantes no segmento de equipamentos de diagnósticos por imagem – o que inclui arcos cirúrgicos.

Especializada na área, a marca atua na fabricação de equipamentos e na prestação de serviços com foco na inovação e na tecnologia. Através de inteligência mercadológica, a Imex Medical Group garante soluções completas e diversificadas aos seus consumidores. Bem como também oferece serviços de alta qualidade, realizados por profissionais altamente capacitados.

Os arcos cirúrgicos da Imex Medical Group

Conforme apontado acima, a Imex Medical Group se destaca no cenário nacional por ser uma das principais empresas do segmento de equipamentos médicos. Afinal, com foco em tecnologia e inovação, a empresa desenvolve produtos de alta qualidade, que atendem às mais diversas necessidades.

Portanto, se você planeja investir em um arco cirúrgico de alta qualidade, precisa conhecer os modelos disponibilizados pela marca. Veja:

Arco cirúrgico Unique Class

Sobretudo, o arco cirúrgico Unique Class é considerado um equipamento potente, versátil e com excelente geração de imagens. Além de ter sido projetado para ser intuitivo e fácil de usar. Dessa maneira, facilitando a usabilidade por cirurgiões de diversas especialidades.

Com aplicações para procedimentos cirúrgicos ortopédicos, neurológicos, urológicos, vasculares e de medicina da dor, o aparelho possui um intensificador de imagem de 9”, alimentado por um gerador de 5.3kW. O equipamento não apenas apresenta também design ergonômico, como também possui um desempenho surpreendente no que se refere à geração de imagens de qualidade.

Dentre as principais características do produto, é possível destacar:

1. Tela de toque intuitiva;
2. Redução de dosagem;
3. Software de medidas;
4. Sistema de refrigeração;
5. Colimador inteligente;
6. Fluoroscopia pulsada;
7. Pedal de aquisição de imagem;
8. DSA (Digital Subtraction Angiography).

A rotação orbital do arco cirúrgico Unique Class também merece destaque, já que o equipamento oferece 800 milímetros de espaço livre. Este ambiente de operação favorece a atuação do operador, o que, de fato, traz mais conforto para sua rotina profissional.

Contudo é válido ressaltar que o equipamento apresenta um sistema de comunicação em tempo real. Com esta funcionalidade, o operador consegue gerar imagens de alta qualidade de todas as estruturas internas do paciente. O que, por fim, auxilia na promoção de um procedimento cirúrgico mais preciso e seguro.

Arco cirúrgico Unique Premium

Com um design aprimorado, o arco cirúrgico Unique Premium apresenta uma das melhores performances entre os equipamentos da categoria. Com isso, o equipamento é a solução ideal para uma ampla gama de aplicações. Dentre eles estão: procedimentos cirúrgicos neurológicos, ortopédicos, urológicos, vasculares e de medicina da dor.

A interface do usuário simples auxilia o operador a desenvolver um fluxo de trabalho eficiente. Ademais, o equipamento conta com um gerador de 15kW, que proporciona alta qualidade de imagem com a menor dose possível.

A geração de imagens nítidas e em tempo real ajudam a melhorar a confiança do paciente nos profissionais durante a realização dos procedimentos cirúrgicos. Bem como garante intervenções mais precisas, seguras e menos invasivas.

Dentre as principais características do produto, é possível destacar:

1. Ânodo rotativo;
2. Fluoroscopia pulsada;
3. Painel operacional intuitivo;
4. Colimador inteligente;
5. Redução de dosagem;
6. DSA (Digital Subtraction Angiography);
7. Revisão inteligente;
8. Software de medidas;
9. Relatório de dose estruturado;
10. Correção automática de artefatos de metal.

A função de redução de dosagem permite que o operador defina e gerencie a dose de radiação de forma automática. Dessa forma favorecendo o fornecimento de imagens otimizadas de acordo com o tipo e com o local de realização do procedimento.

Como resultado, com esta configuração, tanto os pacientes quanto a equipe médica têm mais segurança, uma vez que ficam menos expostos à radiação durante a cirurgia.

Por fim, outro ponto importante do arco cirúrgico Unique Premium se refere à possibilidade de comunicação em tempo real, que possibilita uma operação simples e eficiente. O que acaba resultando na otimização do trabalho dos profissionais envolvidos.

Arco cirúrgico Unique FD

O arco cirúrgico Unique FD, desenvolvido pela Imex Medical Group, é, por si só, um destaque. Sua estrutura apresenta o detector Flat Panel com tecnologia CMOS, por fim, permitindo a geração de imagens de excelente qualidade e em tempo real.

O modelo, além de possuir um design aprimorado e tecnologia de ponta, é indicado para uma ampla gama de aplicações. Dentre eles: procedimentos cirúrgicos ortopédicos, neurológicos, vasculares, urológicos e de medicina da dor.

Aliás, entre os principais diferenciais deste equipamento, destaca-se a presença do detector Flat Panel, também chamado de flat detector.

As vantagens do Flat Panel abrangem, também, a possibilidade de redução de custos por parte do hospital e/ou da clínica médica, uma vez que o equipamento permite a otimização de tempo e de capital humano.

Dentre as principais características do arco cirúrgico Unique FD, é possível destacar:

1. Detector Flat Panel;
2. Pulse mode;
3. Fluoroscopia pulsada;
4. DSA (Digital Subtraction Angiography);
5.Pedal triplo para angiograma;
6. Redução de dosagem;
7. Software de medidas.

O Unique FD também conta com um espaço livre de 800 milímetros e rotação orbital de 155º e como resultado, o equipamento oferece ao operador um ambiente conveniente para desempenhar suas atribuições.

Além disso, outro aspecto importante do arco cirúrgico Unique FD que deve ser considerado se refere ao seu HFG de 15kW e ao seu ânodo rotativo, que fornecem imagens de alta qualidade e permitem seu uso prolongado.

Então, se você deseja saber mais sobre os arcos cirúrgicos desenvolvidos, fabricados e comercializados pela Imex Medical Group, entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Formulário de contato: clique aqui
E-mail: contato@imexmedicalgroup.com.br
WhatsApp comercial: (48) 98853-8833
SAC: 0800 709 3771
Instagram: @imexmedicalgroup
LinkedIn: Imex Medical Group

Estamos sempre disponíveis para te atender com excelência!