Blog

Ciclo de vida dos equipamentos de diagnóstico por imagem

fases do ciclo de vida dos equipamentos de diagnóstico por imagem

Ciclo de vida dos equipamentos de diagnóstico por imagem

O ciclo de vida dos equipamentos médicos de diagnóstico por imagem se refere ao período que abrange todas as etapas desde a aquisição até o descarte dos mesmos.

Como são equipamentos de alta complexidade, o ciclo de vida pode variar para cada tipo de equipamento, da sua utilização e de fatores específicos de cada clínica ou hospital. 

Para cada fase do ciclo de vida dos equipamentos de diagnóstico por imagem requer planejamento, gerenciamento e conformidade com regulamentos específicos para garantir a qualidade dos diagnósticos, segurança do paciente e utilização eficiente dos recursos. 

Conheça abaixo as fases do ciclo de vida dos equipamentos médicos de diagnóstico por imagem.

1. Planejamento e Aquisição

Nesta fase, a instituição de saúde identifica a necessidade de adquirir um equipamento de diagnóstico específico, como um tomógrafo computadorizado, ressonância magnética, arco cirúrgico, entre outros. Então são realizadas pesquisas, orçamentos e negociações com fornecedores antes da decisão de compra.

2. Instalação e Implementação

Após a aquisição, o equipamento é entregue e instalado em uma área adequada para ele. Muitas vezes é necessário realizar modificações na infraestrutura para acomodar o equipamento, tais como: energia elétrica, espaço físico do tamanho certo, sistema de resfriamento e assim por diante. Também é realizado o treinamento dos profissionais para operar e utilizar o equipamento da forma correta e eficaz.
 
3. Operação e Manutenção
Durante o período de operação, o equipamento é utilizado para realizar exames e procedimentos médicos. E para manter um bom funcionamento e alta eficiência, é fundamental seguir o manual de utilização e programa de manutenção preventiva recomendado pelo fabricante. 
 
Com as calibrações, trocas de peças desgastadas, reparos quando necessários, é possível garantir a segurança dos pacientes e profissionais além da qualidade das imagens e a longevidade do equipamento.
 
É importante salientar que o ciclo de vida útil do equipamento de diagnóstico de imagem depende de alguns fatores, tais como:
 
  • Especificações técnicas de cada modelo e sua respectiva marca.
  • Se as recomendações de uso orientadas pelo fornecedor estão sendo seguidas pela clínica ou hospital.
  • Manuseio correto ou incorreto do equipamento pelos colaboradores da instituição de saúde.
  • Condições de ambiente adequadas para cada tipo de equipamento de diagnóstico de imagem.
  • Realizações de manutenção preventiva ou corretiva.
 

4. Atualização e Substituição

Atualizações, aprimoramento de software ou a substituição de componentes específicos, possibilitam mais tempo de vida ao equipamento. Entretanto, em alguns casos é necessário fazer a substituição completa do equipamento para atender às demandas clínicas em constante evolução e proporcionando o acesso a tecnologias mais avançadas.

5. Desativação ou Descarte

No fim da vida útil do equipamento, é fundamental seguir as diretrizes e regulamentações para sua desativação ou descarte adequado. Essa fase envolve venda, doação, reciclagem ou descarte seguro dos componentes.

Com o avanço da tecnologia, é comum que os equipamentos sejam atualizados ou até mesmo substituídos após determinado período de tempo. Por isso, as instituições de saúde devem seguir as práticas recomendadas pelo fabricante e aderir às diretrizes regulatórias e ambientais relevantes em cada etapa do ciclo de vida desses equipamentos.

Conheça a linha de injetoras de contraste da Imex Medical Group

A marca, além de oferecer aos profissionais de saúde aparelhos confortáveis e seguros, proporciona aos pacientes exames precisos e seguros, que são fundamentais para a elaboração de laudos com maior acuracidade.

Caso você queira saber mais sobre os equipamentos da linha Imex Medical, entre em contato com nossa equipe de especialistas para que possamos tirar suas dúvidas e auxiliá-lo a encontrar o aparelho ideal para sua necessidade:

Formulário de contato: disponível no site
E-mail: contato@imexmedicalgroup.com.br
WhatsApp comercial: (48) 98853-8833
SAC: 0800 709 3771
Instagram: @imexmedicalgroup
LinkedIn: Imex Medical Group