Blog

21 dez

Cuidados com a saúde que você precisa ter no final do ano

família curtindo praia

Os cuidados com a saúde são essenciais em todos os meses. Contudo, com a chegada das festas de fim de ano e do verão, é necessário estar ainda mais atento. Neste texto você confere tudo que precisa saber para se manter saudável durante o período. Confira!
O final de ano é marcado pelas festas referentes às datas comemorativas de Natal e de Ano Novo e, ainda, pelo verão. No Brasil, a combinação desses dois fatores faz com que a população tenha que ter uma atenção especial voltada aos cuidados com a saúde, uma vez que o período é propício para o desenvolvimento de alguns problemas e de algumas doenças.

A boa notícia é que é possível terminar um ano e começar o outro “com o pé direito” ao seguir medidas simples, que são efetivas para evitar uma série de condições que podem comprometer sua saúde – seja esta física ou mental – durante o período de festas.

Para que você saiba como se cuidar e como cuidar de sua família, nós, da Imex Medical Group, criamos este guia, no qual você vai conferir informações completas sobre:

● Cuidados gerais com a saúde no final de ano

● E a pandemia?

Continue a conferir o texto para saber mais sobre o assunto e, se preferir conferir apenas alguns dos tópicos, basta clicar nas opções do índice acima. Boa leitura!

Cuidados gerais com a saúde no final de ano

Conforme pontuamos acima, o final de ano é caracterizado pelas festas de Natal e de Ano Novo. Essas comemorações acontecem em todo o mundo, mas, no Brasil, há um diferencial: com a chegada das festas, há, também, a chegada do verão – que costuma ser bastante intenso aqui no País.

Você pode preferir comemorar o Natal e o Ano Novo em casa, na praia ou até mesmo em um resort, mas deve saber que, em qualquer situação, vai precisar ter cuidados específicos com a saúde para garantir que o período não te traga problemas a curto, médio e longo prazo.

Na lista abaixo você vai conferir algumas das medidas que precisa tomar para terminar um ano e começar o outro de forma saudável e protegida:

Fique atento à exposição solar

No Brasil, o verão tem início em dezembro e segue até o mês de fevereiro. Ou seja, podemos afirmar, com certeza, que a probabilidade de você passar um Natal e um Ano Novo bastante quente é alta.

Um dos principais cuidados com a saúde quando pensamos no verão se refere à exposição à luz solar – que pode trazer riscos quando as medidas de prevenção não são tomadas.

E, na verdade, não há segredo para se proteger dos efeitos nocivos da luz solar, já que os principais cuidados que você precisa focar são:

● Evitar a exposição à luz do Sol no período das 10h às 16h;

● Usar filtro solar com proteção contra a radiação UVA e UVB e com fator acima de 30 FPS;

● Usar, quando necessário, chapéus ou bonés para proteger o couro cabeludo.

Um dos principais problemas relacionados à exposição incorreta à luz do Sol é o câncer de pele, que não se mostra como um problema imediato. Isso significa que a doença será uma consequência a longo prazo.

O câncer de pele é o câncer mais frequente no Brasil e no mundo e tem como principais sintomas o surgimento de manchas que coçam e o surgimento de sinais ou pintas irregulares, ou seja, que mudam de formato, tamanho e cor.

O diagnóstico da doença deve ser realizado pelo médico dermatologista, que pode solicitar uma série de exames – incluindo os de imagem. Com os equipamentos da Imex Medical Group, a detecção de tumores – como no caso do câncer de pele – é mais assertiva e permite que o profissional direcione o paciente a um tratamento mais eficiente.

O histórico familiar de câncer de pele e a pele muito clara são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Portanto, se você está incluso em um desses grupos, redobre a atenção.

Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas traz diversos efeitos negativos para a saúde, como a desidratação, o aumento da retenção de líquidos e, ainda, o aumento das chances de ocorrência de câimbras – que, além de dolorosas, podem causar acidentes, especialmente em piscinas e mares.

Além dos problemas citados, o álcool, quando ingerido sem moderação, traz prejuízos para a saúde cardiovascular. Por estar relacionada à retenção de líquidos, a bebida alcoólica favorece o inchaço, o que está diretamente ligado à pressão das veias do corpo. Uma vez que a pressão é impactada e sofre um aumento, é possível afirmar que o consumo exagerado de álcool pode contribuir para o aparecimento de condições cardiovasculares graves, como a trombose.

Outro ponto importante que devemos citar é o impacto das bebidas alcoólicas no metabolismo. O fígado, além de ser o responsável por processar e digerir o álcool ingerido, é o órgão que realiza a digestão de gorduras.

Como o álcool precisa do fígado para ser processado, é possível que a digestão de gordura fique prejudicada, o que contribui não somente com o ganho de peso, mas também com o aumento das dificuldades para aqueles que desejam emagrecer.

Dessa forma, uma boa dica é consumir bebidas alcoólicas com moderação – e, é claro, com responsabilidade. Não se esqueça, também, de sempre se manter hidratado, especialmente enquanto consome álcool.

Dica adicional: se beber, não dirija! Pegue carona com um amigo ou com um familiar ou, ainda, faça uma viagem por meio de aplicativos especializados em transporte. Seja responsável com sua vida e com a vida dos demais.

Prefira alimentos leves e saudáveis

Sabemos que muitas pessoas costumam exagerar quando o assunto é alimentação nas festas de final de ano. E é exatamente por isso que, nos outros dias, você precisa preferir o consumo de alimentos mais leves e saudáveis – além de estar atento às boas práticas de nutrição, como comer nos horários corretos.

Para manter uma boa alimentação durante todo o período do verão, aqui vai uma lista de cuidados:

● Consuma frutas, verduras e legumes em abundância, uma vez que esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras e minerais;

● Prefira carnes magras ao invés de carnes gordurosas. Além disso, procure consumir mais carne branca, como carne de frango e carne de porco, além de peixe;

● Para a sobremesa, a indicação é consumir frutas cítricas, que, além de trazerem a sensação de refrescância, são saudáveis. Além das frutas in natura, também é possível consumir produtos derivados delas, tais como sorvetes, gelatinas e saladas;

● Fique atento ao consumo de bebidas alcoólicas, que possuem efeito diurético – que, por sua vez, prejudica a hidratação, fator essencial para garantir a saúde durante períodos quentes.

Caso tenha dúvidas sobre sua alimentação, não hesite em procurar um profissional especializado, como um nutricionista ou um médico nutrólogo.

Mantenha-se hidratado durante todo o dia

Conforme pontuamos no tópico acima, a hidratação é um fator fundamental para garantir a saúde durante o verão – uma vez que o corpo humano precisa de mais líquido para se manter saudável em temperaturas maiores.

Isso ocorre, principalmente, porque um clima quente faz com que as pessoas transpirem mais. Esse cenário leva a uma perda rápida de líquidos, que, por sua vez, precisam ser repostos por meio da ingestão oral.

De acordo com a SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), o consumo ideal de líquidos varia de acordo com a idade. Em tese, esse consumo deve ser o mesmo em todos os períodos do ano, mesmo que os cuidados precisem ser redobrados no verão.

Confira a lista da SBAN sobre as quantidades ideais de ingestão de líquido por idade. Ah, é importante ressaltar que os valores correspondem àqueles que precisam ser consumidos em um dia:

● Meninas de 9 a 13 anos: 2,1 litros

● Meninos de 9 a 13 anos: 2,4 litros

● Meninas de 14 a 18 anos: 2,3 litros

● Meninos de 14 a 18 anos: 3,3 litros

● Mulheres de 19 a 70 anos: 2,7 litros

● Homens de 19 a 70 anos: 3,7 litros

Além da idade, a SBAN faz recomendações específicas para mulheres gestantes e para mulheres em amamentação:

● Gestantes: 3 litros

● Mulheres em amamentação: 3,8 litros

Evite roupas apertadas e de tecidos “pesados”

No Brasil, as festas de final de ano são marcadas pelo calor intenso. Por isso, você também precisa ter um cuidado especial ao escolher suas roupas para o dia a dia.

Peças com tecidos “pesados” e de cores escuras devem ser evitadas nesse período, especialmente por favorecerem a retenção de calor, o que ocasiona mais transpiração, que, conforme mencionado acima, contribui para a perda de líquidos, que leva à desidratação.

Dessa forma, a principal indicação para dias quentes é preferir o uso de roupas claras e de tecidos leves. Sempre avalie o dress code dos locais que frequenta e, caso seja possível, prefira peças como saias, vestidos, shorts, bermudas e camisetas.

Não se esqueça da saúde mental

Muito se fala sobre os cuidados com a saúde física no final do ano, mas não podemos nos esquecer da saúde mental. Nos últimos e nos primeiros meses do ano, é comum que muitas pessoas tirem férias. Se esse é o seu caso, aproveite o período para descansar e para relaxar.

Contudo, se você vai continuar com sua rotina mesmo durante as festas de final de ano, procure não trabalhar demais. Condições como a Síndrome de Burnout têm crescido no Brasil e o cenário já é preocupante, segundo especialistas da área.

Se, por qualquer motivo, você sentir que está com sintomas de depressão, de ansiedade ou de outro transtorno psicológico, não hesite em buscar ajuda. Psicólogos, terapeutas e psiquiatras são os profissionais mais indicados para esses casos.

Fique atento à qualidade do sono

Você pode não saber, mas a qualidade – a quantidade – do sono é fundamental para os seres humanos. Quando dormimos pouco ou quando nosso sono é prejudicado por algum fator, estamos suscetíveis ao surgimento de uma série de problemas de saúde, tais como:

● Queda na imunidade;

● Diabetes;

● Obesidade;

● Doenças cardiovasculares;

● Alterações no humor;

● Desatenção;

● Dificuldade de concentração;

● Doenças gastrointestinais.

A lista de condições adversas criadas pela falta de um sono de qualidade é gigantesca e, por isso, você precisa estar atento à hora de dormir. Para conseguir ter uma boa noite de sono, é importante tomar alguns cuidados. Locais sem a incidência de luz, por exemplo, são os ideais para dormir, uma vez que a iluminação pode comprometer a qualidade do sono.

Além disso, separamos outras dicas que podem te ajudar a dormir mais e melhor durante o final do ano:

● Evite o consumo de bebidas com cafeína à noite;

● Evite dormir durante a manhã ou durante a tarde;

● Evite ou diminua o consumo de bebidas alcoólicas;

● Faça exercícios físicos pela manhã, logo após acordar;

● Crie rotinas de sono, com horários bem definidos.

Pronto! Ao seguir essas dicas, você terá mais chances de passar por uma boa noite de sono e, assim, garantir mais saúde não somente em seu final de ano, mas em todos os outros dias.

E a pandemia?

Você já sabe, mas não custa reforçar: a pandemia ainda não acabou. Mesmo com a vacinação em massa, estamos passando por um período de instabilidade, no qual estamos tendo de lidar com a descoberta de variantes do vírus Sars-CoV-2, como a ômicron.

Por isso, é necessário que, mesmo durante as festas de final de ano – e durante as férias no geral – os cuidados sejam mantidos. Dentre os principais, destacamos:

● Use máscara em locais abertos e, principalmente, em ambientes fechados;

● Evite frequentar locais com aglomeração;

● Mantenha uma distância mínima de um metro das outras pessoas;

● Limpe ou lave as mãos com frequência;

● Evite passar as mãos nos olhos, no nariz e na boca sem a devida higienização;

● Não entre em contato com outras pessoas se tiver sintomas da covid-19;

● Acompanhe o calendário de vacinação e esteja em dia com suas doses.

A vacinação trouxe uma melhora no cenário nacional no que se refere ao número de internações e de mortes por covid-19 e, por mais que as medidas de prevenção estejam passando por uma flexibilização, vale lembrar que os cuidados prévios são sempre o melhor remédio para uma doença.

Sobre a Imex

Imex Medical Group do Brasil é líder nacional no segmento de equipamentos e serviços para área de diagnósticos por imagem no setor da saúde. A empresa atua na fabricação de equipamentos e prestação de serviços especializados com foco na inovação e tecnologia. Através da inteligência mercadológica, garante uma solução completa, oferecendo soluções diversificadas e excelência na prestação de serviços com profissionais altamente capacitados. Com sede na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, a empresa está presente em todo o país, por meio de seus centros de distribuição de peças e equipamentos nas cinco regiões do Brasil, que garantem agilidade e segurança na prestação de serviços. Oferecer produtos e serviços com a máxima qualidade, melhor tecnologia e inovação é o desafio da Imex Medical Group, buscando sempre as melhores soluções para seus clientes no segmento da saúde.

21 dez

Imex Medical Group do Brasil. Todos os direitos reservados.