Blog

Curiosidades sobre as injetoras de contraste

Tomógrafo e injetora de contraste

Curiosidades sobre as injetoras de contraste

A injetora de contraste é utilizada para administração via intravenosa de contraste e soro fisiológico durante exames de diagnóstico por imagem, como por exemplo: tomografia computadorizada, ressonância magnética e hemodinâmica. O contraste é um fármaco que ajuda a realçar estruturas vasculares, órgãos ou tecidos específicos, e como resultado ele permite uma visualização mais clara e detalhada.

O equipamento possui um sistema de controle que regula a velocidade (fluxo) e o volume de injeção. Quando ativada, a injetora administra o contraste no sistema vascular do paciente por meio de uma cateter intravenoso. A velocidade de injeção (fluxo) pode variar de acordo com o tipo de exame e as características do paciente.

Acima de tudo, é importante ressaltar que o funcionamento específico de uma injetora de contraste pode variar entre os diferentes modelos e fabricantes. Além disso, o procedimento deve ser realizado por profissionais de saúde qualificados e seguindo protocolos adequados, levando em consideração as diretrizes e as necessidades individuais do paciente. Confira abaixo as curiosidades sobre as injetoras de contraste:

1. Velocidade de injeção precisa

As injetoras de contraste são projetadas para administrar o contraste de forma precisa e controlada durante os exames. Por isso, elas são capazes de injetar o contraste em diferentes velocidades, garantindo uma distribuição uniforme e proporcionando imagens mais nítidas e detalhadas.
 

2. Função de aquecimento

O contraste deve ser administrado em temperatura corporal, por esse motivo a injetoras devem possuir um sistema de mantenedor de calor, isso ajuda a minimizar o desconforto do paciente durante a injeção, pois o contraste aquecido tende a ser mais bem tolerado.
 

3. Controle de fluxo por pressão

As injetoras de contraste são equipadas com mecanismos que controlam o fluxo do contraste com base na pressão exercida. Isso permite que o fluxo seja ajustado de acordo com as necessidades específicas do paciente e do exame, proporcionando um controle preciso da administração do contraste.
 

4. Programação personalizada

Os equipamentos possibilitam a programação de diferentes protocolos de injeção, adaptando-se às exigências específicas de cada exame. É possível ajustar parâmetros como volume, velocidade, tempo de injeção e taxa de fluxo para atender às necessidades individuais de cada paciente.

Conheça a linha de injetoras de contraste da Imex Medical Group

As injetoras de contraste da Imex Medical Group são referência em qualidade em todo o Brasil.

A marca, além de oferecer aos profissionais de saúde aparelhos confortáveis e seguros, proporciona aos pacientes exames precisos e seguros, que são fundamentais para a elaboração de laudos com maior acuracidade.

Caso você queira saber mais sobre os equipamentos da linha Imex Medical, entre em contato com nossa equipe de especialistas para que possamos tirar suas dúvidas e auxiliá-lo a encontrar o aparelho ideal para sua necessidade:

Formulário de contato: disponível no site
E-mail: contato@imexmedicalgroup.com.br
WhatsApp comercial: (48) 98853-8833
SAC: 0800 709 3771
Instagram: @imexmedicalgroup
LinkedIn: Imex Medical Group