Blog

Equipamentos de ultrassom: descubra como escolher o ideal

Equipamento de Ultrassom Imex medical group

Equipamentos de ultrassom: descubra como escolher o produto ideal para seu hospital ou clínica médica

Os equipamentos de ultrassom estão disponíveis no mercado brasileiro e mundial em diversos formatos e modelos. Estes, por sua vez, costumam apresentar funções e ferramentas distintas, cujo objetivo principal é fornecer imagens de alta qualidade – e resolução – aos profissionais da saúde, para que possam realizar o diagnóstico correto de possíveis doenças.

O diagnóstico de uma série de doenças depende da realização de exames de imagem. Neste caso, é possível, por exemplo, que o médico responsável pelo paciente solicite procedimentos que envolvem raios x, ressonância magnética e, sobretudo, ultrassonografia. Estes últimos, por sua vez, são realizados por equipamentos de ultrassom, que devem apresentar funções e ferramentas específicas.

De acordo com registros históricos, o uso dos ultrassons na medicina teve início durante e após a Segunda Guerra Mundial. Na época, os equipamentos podiam ser encontrados em grandes centros ao redor do globo, especialmente no que se refere aos países desenvolvidos da América do Norte e da Europa.

Diante deste cenário, fontes relatam que, a partir de 1942, com as pesquisas do médico austríaco Karl Theodore Dussik, que os equipamentos de ultrassonografia começaram a ser utilizados para o diagnóstico de doenças e de problemas de saúde.

Com o avanço da tecnologia, os exames de ultrassom foram aprimorados, uma vez que os equipamentos passaram por importantes evoluções e reformulações. Atualmente, por exemplo, é possível encontrar produtos nos mercados brasileiro e mundial que dispõem de funcionalidades como doppler e até mesmo imagens em 3D e 4D.

O uso dos equipamentos de ultrassom é, no cenário atual, fundamental para o acompanhamento da saúde e para o diagnóstico de uma série de enfermidades. Por isso, estes exames costumam figurar entre os mais realizados em hospitais, laboratórios e clínicas médicas.

Se você deseja ou precisa investir em um novo equipamento de ultrassonografia para sua instituição de saúde e não sabe como escolher o produto ideal, continue a leitura deste texto. No artigo, que foi elaborado pela Imex Medical Group, você vai conferir:

  • O que são equipamentos de ultrassom?
  • Como a ultrassonografia funciona?
  • Qual é a importância de um equipamento de ultrassom?
  • Como escolher o produto ideal?
  • Os equipamentos de ultrassom da Imex Medical Group

O que são equipamentos de ultrassom?

 Os equipamentos de ultrassom, de maneira geral, podem ser definidos como aparelhos que utilizam a tecnologia de ultrassonografia para obter imagens de estruturas internas do corpo humano.

Dessa forma, o ultrassom pode ser descrito como ondas sonoras de alta frequência. Estas, por sua vez, não podem ser ouvidas pela audição humana. Muitos físicos, inclusive, comparam o princípio com o sonar, que consiste em uma espécie de dispositivo de comunicação utilizado por marinheiros, pescadores e outros profissionais que trabalham em alto mar.

Em ambos os casos, as ondas sonoras são emitidas e, quando atingem um determinado objeto – que também pode ser chamado de corpo – têm a capacidade de reverberar ou refletir.

A partir do comportamento da onda, é possível determinar a distância na qual o objeto se encontra, bem como seu tamanho, sua textura e até mesmo sua forma. Estes aspectos, inclusive, são fundamentais para a geração das imagens nos exames de ultrassom.

Os exames realizados com equipamentos de ultrassonografia são considerados seguros e práticos e não apresentam efeito colateral algum. Dessa forma, costumam ser indicados para pacientes com condições clínicas diferentes, como gestantes, crianças e indivíduos com baixa imunidade.

 Como a ultrassonografia funciona?

 Na maioria dos casos, os exames de ultrassom são realizados por um profissional especializado, que é chamado de ultrassonografista. Para que o procedimento ocorra de forma eficiente e segura, é fundamental que o paciente seja posicionado corretamente e de forma confortável.

As posições dos pacientes podem variar de acordo com as indicações do exame, uma vez que o principal objetivo é deixar a área a ser analisada o mais exposta possível. Em algumas situações, inclusive, é comum que o paciente tenha que se mover para que o ultrassonografista consiga, de fato, obter boas imagens.

O médico responsável pelo procedimento – que, obrigatoriamente, deve possuir conhecimentos específicos sobre anatomia humana, fisiologia e outros itens – inicia o exame com a aplicação de um gel.

O principal objetivo da substância é auxiliar a movimentação do transdutor, equipamento que integra o aparelho de ultrassom e que é responsável por determinar as características das estruturas internas da área a ser analisada.

O transdutor, então, é pressionado levemente e, na maioria dos casos, não há dor ou desconforto, o que faz com que o exame seja uma excelente indicação para pessoas com sensibilidade mais intensa.

Após coletar todas as imagens necessárias para fornecer o diagnóstico ao paciente, o médico ultrassonografista deve analisar todos os dados que foram coletados. O laudo é, então, elaborado pelo profissional e, na sequência, enviado para o médico que solicitou o exame.

A conduta dos ultrassonografistas pode variar e, por isso, é possível que alguns médicos comentem os resultados e/ou diagnósticos com pacientes durante a realização do exame. Enquanto isso, outros profissionais preferem não ter este tipo de contato com o indivíduo.

 Qual é a importância de um equipamento de ultrassom?

 Os equipamentos de ultrassom, conforme mencionado acima, são utilizados para realizar exames de imagem. Estes, por sua vez, são essenciais para a elaboração de diagnósticos de diversas doenças e problemas de saúde, uma vez que o procedimento pode identificar pontos de dores, inchaços e até mesmo inflamações e infecções.

A ultrassonografia é capaz de visualizar todos os órgãos internos do corpo humano, tais como rins, fígado, pâncreas, vesícula e outros. Além disso, o procedimento é indicado para gestantes, uma vez que o exame permite acompanhar todo o desenvolvimento do feto.

Dentre as principais doenças e problemas de saúde que podem ser diagnosticados por meio de exames de ultrassom, é possível destacar:

  • Pancreatite;
  • Cálculos biliares;
  • Cálculos renais;
  • Aneurisma da aorta;
  • Cistos;

 Como escolher o produto ideal?

 A utilização de equipamentos de ultrassom pode ser considerada um grande avanço para o setor de saúde. Contudo, para que os diagnósticos dos pacientes sejam, de fato, mais precisos, seguros e eficientes, é essencial que o hospital e/ou a clínica médica invista em um aparelho de qualidade.

Dessa forma, antes de escolher um equipamento, é essencial analisar alguns fatores. No Brasil, é possível encontrar modelos diversos, que apresentam funções, configurações e aplicações diferentes.

Para que a escolha seja, de fato, assertiva, o primeiro passo que os profissionais responsáveis pela instituição devem realizar se refere a um levantamento de informações.

Nesta etapa, portanto, será necessário determinar quais procedimentos são mais comuns no hospital e/ou na clínica, bem como as principais necessidades apresentadas pelos pacientes.

Após realizar esta coleta de informações, é fundamental que a instituição de saúde busque um fornecedor de confiança, que apresente, além de equipamentos de alta qualidade, um atendimento humanizado e prestativo.

No Brasil, por exemplo, você pode contar com toda a expertise da Imex Medical Group, empresa nacional que se destaca por ser uma das maiores fabricantes no segmento de equipamentos de diagnósticos por imagem – o que inclui aparelhos de ultrassom.

Especializada na área, a marca atua na fabricação de equipamentos e na prestação de serviços com foco na inovação e na tecnologia. Através de inteligência mercadológica, a Imex Medical Group garante soluções completas e diversificadas aos seus consumidores, bem como serviços de alta qualidade, realizados por profissionais altamente capacitados.

 Os equipamentos de ultrassom da Imex Medical Group

 Conforme apontado acima, a Imex Medical Group se destaca no cenário nacional por ser uma das principais empresas do segmento de equipamentos médicos. Com foco em tecnologia e inovação, a empresa desenvolve produtos de alta qualidade, que atendem às mais diversas necessidades.

Dessa forma, se você planeja investir em um equipamento de ultrassom de alta qualidade, precisa conhecer os modelos disponibilizados pela marca. Veja:

xCube 70

 Considerado um sistema de ultrassom avançado e versátil, o xCube 70, que integra a linha de Ultrassons Premium xCube, da Imex Medical Group, foi desenvolvido com a Arquitetura Powered by X+.

Neste modelo, são combinadas as tecnologias de transdutores de alta sensibilidade e processamento de dados que transmitem feixes mais largos e, por isso, recebem um grande volume de informações em alta velocidade.

Dentre as principais características do produto, é possível destacar:

  • Sistema com UDM elétrico;
  • Ajuste do painel de controle elétrico motorizado;
  • Quatro portas de transdutor ativo;
  • Cinco portas de transdutores;
  • Design intuitivo e moderno.

 

No que se refere às aplicações, o equipamento pode ser utilizado nas seguintes áreas:

  • Ginecologia;
  • Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Urologia;
  • Vascular;
  • Emergências médicas.

 

xCube 90

 O xCube 90, sistema de ultrassom premium da Imex Medical Group, possibilita a geração de imagens claras e altamente detalhadas, além de uma interface do usuário mais intuitiva e confortável.

Projetado para oferecer diagnósticos objetivos e assertivos, o equipamento conta com recursos clínicos inteligentes que aumentam a precisão dos laudos, o que oferece muito mais segurança aos pacientes.

Dentre as principais características do xCube 90, é possível destacar:

  • Design intuitivo e moderno;
  • Tecnologia da Arquitetura X+;
  • Painel de controle motorizado;
  • Sistema com UDM elétrico;
  • Quinta porta opcional.

No que se refere às aplicações, o equipamento pode ser utilizado nas seguintes áreas:

  • Ginecologia;
  • Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Urologia;
  • Vascular;
  • Emergências médicas.

 

 eCube i7

 O sistema de ultrassom portátil eCube i7 é descrito como inovador e resistente e, por isso, reescreve a história da ergonomia de equipamentos móveis. Com uma tecnologia de ponta, oferece aos ultrassonografistas um excelente desempenho de imagem, além de conforto durante a operação.

Dentre as principais características do equipamento, é possível destacar:

  • Imagem panorâmica;
  • Bateria de alta duração;
  • Transdutor Single Crystal;
  • Apoio deslizante de teclado.

 

eCube 8 LE

 Considerado um sistema de ultrassom de alto desempenho, o eCube 8 LE consiste em um equipamento versátil, que auxilia na obtenção de diagnósticos rápidos e precisos.

Com uma ótima relação de custo-benefício, oferece aos profissionais da saúde uma qualidade de imagem superior e pode ser utilizado em uma ampla variedade de aplicações em diferentes especialidades médicas.

Dentre as principais características do equipamento, é possível destacar:

  • Imagem panorâmica nos modos B e Color;
  • Design compacto;
  • Facilidade de transporte;
  • Teclas dispostas de maneira eficiente e intuitiva;
  • Teclado na parte superior do painel.

 

eCube 8

 Descrito como um sistema de ultrassom híbrido, o eCube 8 oferece praticidade de uso aos ultrassonografistas, que são capazes de determinar, de forma rápida e precisa, o diagnóstico de uma série de condições médicas.

O equipamento é utilizado em uma ampla gama de especialidades clínicas, tais como medicina interna, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, músculo esquelético e outras.

Dentre as principais características do eCube 8, é possível destacar:

  • Alto desempenho;
  • Excelente qualidade de imagem;
  • Imagem panorâmica nos modos B e Color;
  • Facilidade de transporte;
  • Painel de controle eficiente e intuitivo.

 

eCube 8 Diamond

 O eCube 8 Diamond, que consiste em um sistema de ultrassom de alta desempenho, é considerado multifuncional e, por isso, pode ser utilizado em todas as áreas que exigem imagens geradas a partir da tecnologia de ultrassonografia, tais como medicina interna, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, cardiologia e outras.

Dentre as principais características do equipamento, é possível destacar:

  • Software de primeira qualidade;
  • Imagem panorâmica nos modos B e Color;
  • Monitor ajustável e articulado;
  • Facilidade de transporte;
  • Teclado na parte superior do painel.

 

eCube 12

 Considerado um sistema preciso e sofisticado de ultrassom, o eCube 12 consiste em um equipamento altamente tecnológico, que proporciona diagnósticos rápidos e precisos, graças aos seus recursos simples e fáceis de usar.

Com funções e ferramentas tecnológicas, o produto permite que o ultrassonografista tenha mais tempo disponível para se concentrar em seu trabalho, ao mesmo tempo em que oferece mais conforto ao paciente durante a realização do exame.

Dentre as principais características do eCube 12, é possível destacar:

  • Power Doppler Direcional;
  • SSD e bateria interna;
  • Transdutores de alto desempenho;
  • Monitor de alta resolução;
  • Teclas dispostas de forma eficiente e intuitiva.

 

eCube 15

 Com excelente desempenho, o sistema de ultrassom eCube 15 opera com alta performance, o que o possibilita atender a altas demandas em um ritmo acelerado – sem se esquecer, é claro, da qualidade das imagens e, sobretudo, da eficiência e da precisão dos diagnósticos obtidos.

A combinação de softwares tecnológicos e de recursos avançados faz com que o produto agilize a rotina de realização de exames em um hospital, em um laboratório e/ou em uma clínica médica.

Dentre as principais características do eCube 15, é possível destacar:

  • Power Doppler Direcional;
  • Estresse para cardiologia;
  • Pós-processamento de dados;
  • Monitor de alta resolução;
  • Braço totalmente articulável.

 

Se você deseja saber mais sobre os equipamentos de ultrassom desenvolvidos, fabricados e comercializados pela Imex Medical Group, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas para que um de nossos profissionais tire todas as suas dúvidas:

Formulário de contato: clique aqui

E-mail: contato@imexmedicalgroup.com.br

WhatsApp comercial: (48) 98853-8833

SAC: 0800 709 3771

Instagram: @imexmedicalgroup

LinkedIn: Imex Medical Group

Estamos sempre disponíveis para te atender com excelência. Entre em contato conosco!