Blog

Exame de raio X digital: 6 motivos para aderir a esse novo método

raio X digital

Exame de raio X digital

 

Muita coisa mudou desde que a mão esquerda da alemã Anna Bertha Roentgen entrou para a história como o primeiro raio X da história, em 1895. Os exames de imagem se popularizaram desde então, ganharam aparelhos mais modernos e permitiram a invenção de novos métodos. Ainda assim, o exame de raios X nunca perdeu sua importância e continua em funcionamento quase semelhante que há 126 anos, quando o físico Wilhelm Conrad Roentgen resolveu fazer experimentos com a mão de sua esposa. Hoje, no entanto, a tecnologia propõe atualizar esse método que atravessou séculos dependendo da impressão de laudos fotográficos. É o chamado exame de raios X digital.

O raio X digital mantém os mesmos princípios da técnica analógica. Ambos empregam radiação ionizante para gerar imagens de áreas internas do organismo humano. Ambos também são exames simples, rápidos, indolores e não invasivos.

A diferença, no entanto, está na maneira como os raios capturam a área interna do corpo do paciente e a processa em imagens. No método analógico, isso é feito através de placas de filme que precisam ser reveladas para serem visualizadas. Na técnica digital, as imagens são processadas diretamente na tela do computador.

E é essa mudança no resultado final do processo que traz novos – e inúmeros – benefícios do velho exame de raio X aos profissionais autônomos, clínicas e hospitais.

6 vantagens de aderir ao raio X digital

Veja, por exemplo, as seis principais vantagens que o raio X digital oferece.

  1. Imagens de qualidade superior

Na radiografia analógica é muito comum ter que repetir o exame mais de uma vez para garantir uma imagem nítida e de boa visualização. Já no raio X digital, isso não acontece. As imagens produzidas são de alta qualidade e podem ser avaliadas em tempo real, durante a própria realização do exame. Além disso, possuem nitidez e contraste marcantes, o que reduz a necessidade de repetição e fornece um diagnóstico muito mais preciso.

  1. Mais rapidez nos resultados

A tecnologia de raio X digital produz resultados muito mais rápidos que o aparelho convencional. As imagens, por exemplo, podem ser visualizadas na tela de um computador enquanto o paciente ainda está posicionado para o exame. Não há, portanto, necessidade de revelar os filmes para avaliar o resultado. E, como vimos, oferecem uma qualidade muito superior ao método tradicional, fornecendo maior probabilidade de acertos.

Além disso, elas podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento, sem depender de uma entrega física – basta apenas ter uma conexão à internet e acessar o software onde estão armazenadas.

Tudo isso reflete diretamente no início do tratamento. Afinal, quanto mais rápido sair o resultado, mais cedo poderão começar os procedimentos de recuperação e cura. 

  1. Mais segurança e menos exposição à radiação

Quando submetido a um aparelho de raios X, o paciente se expõe a níveis menores de radiação, caso estivesse em um equipamento analógico. Estudos indicam que essa redução pode ser cerca de 45% menor quando comparada à radiação emitida pelo método convencional. Esse é um fator importante tanto para o paciente quanto para o médico, pois a radiação em excesso pode afetar gravemente o organismo.

  1. Raio X digital mais sustentável e ecologicamente correto

Diferente do que acontece com o método convencional, a radiografia digital não depende da revelação de filmes para formar as imagens do laudo. No lugar disso, ela captura a radiação que passa pelo corpo do paciente e a transforma em sinais elétricos que geram uma imagem digital no computador. 

O equipamento, portanto, dispensa o uso de produtos químicos que são necessários para a impressão das chapas e também tóxicos ao meio ambiente. Também evita que essas lâminas fiquem se acumulando em gavetas, já que a maioria logo perde a sua utilidade.

 Além disso, ainda dá fim às preocupações envolvendo o descarte desse material, que não pode ser jogado no lixo comum devido aos elementos tóxicos que contaminam o solo e a água, como, por exemplo, o acetato, a amônia, o cromo e outros solventes. 

O investimento no raio X digital, portanto, elimina todos esses problemas, uma vez que se mostra muito mais sustentável e ecologicamente correto. 

  1. Maior mobilidade para fazer o diagnóstico

O raio X digital também permite que o acesso às imagens tenha um alcance muito maior entre os envolvidos no processo. Afinal, não depende dos profissionais estarem presentes no mesmo local e ao mesmo tempo para que o exame possa ser avaliado, discutido ou interpretado. Pelo contrário. Isso pode ser feito de qualquer lugar do mundo por meio de computadores ou, até mesmo, smartphones e tablets – principalmente em um contexto em que a telemedicina ganhou tanto espaço como na pandemia.

Além disso, os exames gerados podem, até mesmo, alcançar profissionais reconhecidos em sua área de atuação, mas que estão distantes fisicamente e, portanto, inacessíveis se essa avaliação tivesse que ocorrer in loco.

  1. Melhor relação custo-benefício

A radiografia digital costuma ser um ótimo custo-benefício. Afinal, o valor investido na aquisição do equipamento logo é compensado com as inúmeras vantagens que ele fornece:

  • dispensa gastos com os insumos exigidos para a impressão dos laudos;
  • otimiza o tempo de trabalho;
  • produz imagens de alta resolução sem a necessidade de ter que repetir o exame;
  • proporciona laudos de maior qualidade;
  • permite o armazenamento e envio rápido dos arquivos;
  • permite a interpretação médica à distância, oferecendo um diagnóstico mais preciso e também ágil.  

A linha Innovision de raio X digital 

Conectada com as melhores soluções que a tecnologia proporciona, a Imex Medical Group, maior empresa nacional do segmento de equipamentos e serviços para área de diagnósticos por imagem no setor da saúde, reuniu todas essas vantagens em um aparelho de última geração e alta qualidade para o mercado: a linha de raio X digital Innovision. 

O equipamento foi confeccionado para uso em espaços pequenos, com tetos baixos, e pode ser utilizado em diferentes aplicações. Sua operação é fácil e intuitiva e permite ao médico fazer anotações no próprio laudo, além de revisar e manipular as imagens conforme a sua angulação, brilho e contraste.

Saiba mais sobre o raio X digital Innovision e conheça as suas particulares e maneiras de uso!