Blog

Exames de imagem: quais são os principais e quais são suas indicações?

Exames de imagem: conheça os principais, suas indicações e a periodicidade ideal

Antes de tudo, os exames de imagem são, na medicina contemporânea, uma das principais formas de prevenir e diagnosticar enfermidades e problemas de saúde. Como o próprio nome sugere, os procedimentos em questão oferecem aos pacientes “fotografias” de órgãos e estruturas internas de seu organismo. Dessa forma, o médico responsável consegue visualizar alterações e, com isso, estabelecer os devidos diagnósticos e tratamentos.

Os avanços na medicina permitiram, cada vez mais, a modernização de produtos e equipamentos voltados à prevenção e ao diagnóstico de enfermidades e problemas de saúde. Este é o caso, por exemplo, dos aparelhos dedicados à realização de exames de imagem, tais como tomógrafos, mamógrafos e outros.

Atualmente, existem diversos tipos de equipamentos e exames disponíveis no mercado e cada um possui suas indicações. No geral, contudo, é possível afirmar que os procedimentos que envolvem a captura de imagens oferecem aos pacientes e aos profissionais de saúde “fotografias” de órgãos e estruturas internas do organismo, o que permite a visualização de detalhes que não podem ser observados por meio de exames laboratoriais, por exemplo.

Considerados seguros, indolores e não invasivos, os exames de imagem costumam utilizar diferentes tecnologias e princípios, tais como: a radiação, presente em exames de raios x e tomografias computadorizadas, as ondas sonoras, que caracterizam as ultrassonografias, e os campos magnéticos, utilizados em exames de ressonância magnética.

Os exames de imagem podem ser realizados com ou sem o auxílio de substâncias como o contraste. Este consiste em um composto químico que tem a função de melhorar a definição e a nitidez das imagens capturadas pelos equipamentos.

O uso de equipamentos que promovem a observação de estruturas internas do corpo humano é fundamental para o acompanhamento da saúde e para o diagnóstico de uma série de enfermidades. Por isso, os procedimentos que envolvem imagens são, frequentemente, realizados em hospitais, laboratórios e clínicas médicas.

Se você deseja ou precisa realizar um exame de imagem e não sabe por onde começar, encontrou o material ideal. Isso porque, neste artigo elaborado pela Imex Medical Group, você vai conferir:

● O que são exames de imagem e quais são suas principais indicações?
● Quais são os principais exames de imagem disponíveis no mercado?
● Qual é a importância de realizar exames atualmente?
● Como escolher uma instituição para realizar exames de qualidade?
● Conheça os equipamentos da Imex Medical Group

O que são exames de imagem e quais são suas principais indicações?

Os exames de imagem, em linhas gerais, podem ser definidos como uma possibilidade de visualização das estruturas internas do corpo humano. Os procedimentos, que são variados e possuem diferentes indicações, podem utilizar diversas fontes de energia, tais como raios x, ondas sonoras e campos magnéticos.

É válido ressaltar que, apesar de utilizarem radiação, os procedimentos de imagem são considerados seguros e não invasivos. Em alguns casos, crianças, pessoas idosas e até mesmo gestantes podem realizar os exames – desde que haja recomendação e acompanhamento médico.

Considerados eficientes para a prevenção e para o diagnóstico precoce de uma série de doenças – o que inclui o câncer, por exemplo -, os exames apresentam diferenças significativas quando comparados aos procedimentos laboratoriais e endoscópicos.

Apesar de serem considerados essenciais para a promoção da saúde, os exames de imagem constituem apenas uma parte do processo. Isso porque, na maioria dos casos, o paciente deve realizar procedimentos complementares para que tenha acesso a um diagnóstico e/ou a um tratamento preciso, confiável e assertivo.

Quais são os principais exames de imagem disponíveis no mercado?

Os exames de imagem, como dito anteriormente, podem utilizar diferentes fontes de energia para verificar as estruturas internas do corpo humano. Dessa forma, é possível apontar que existe uma série de procedimentos disponíveis e, dentre os principais, destacam-se:

1. Exames de raios x ou radiografias

As radiografias, que também são chamadas de raios x, como o próprio nome sugere, utilizam raios x para gerar imagens internas do corpo humano. Neste procedimento, é possível observar estruturas anatômicas do organismo, tais como ossos, órgãos e vasos sanguíneos.

Na maioria dos casos, o exame é recomendado para o diagnóstico de fraturas e de enfermidades infecciosas, como a pneumonia. Além disso, o procedimento costuma ser utilizado como um complemento para o diagnóstico de câncer, especialmente nos ossos.

2. Ultrassom ou ultrassonografia

O ultrassom, que também pode ser chamado de ultrassonografia ou ecografia, por sua vez, consiste em um exame não invasivo no qual os profissionais de saúde conseguem visualizar, com detalhes e precisão, as movimentações das estruturas internas do corpo de um paciente.

Por meio de ondas sonoras de alta frequência, o procedimento pode gerar imagens de diferentes partes do corpo. Dentre os principais tipos de ultrassonografia, é possível destacar:

– Ultrassom pélvico;
– Ultrassom de abdômen total;
– Ultrassom transvaginal;
– Ultrassom das mamas;
– Ultrassom obstétrica;
– Ultrassom da tireóide.

É válido apontar, ainda, que a ultrassonografia é um dos exames de imagens mais realizados no Brasil e no mundo, devido não somente ao seu excelente custo-benefício, mas também à sua efetividade no que tange ao diagnóstico de enfermidades e problemas de saúde diversos.

3. Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada, por sua vez, consiste em um exame de imagem que combina as tecnologias dos raios x e dos computadores programados para a geração de “fotografias” altamente nítidas e detalhadas.

Utilizado para o estudo de diversas partes do corpo e para o diagnóstico e para o acompanhamento de uma série de enfermidades, a tomografia computadorizada é recomendada, com frequência, para a investigação de tumores – que podem ser tanto benignos quanto malignos.

Considerado seguro, o exame é indolor e permite que o paciente tenha conforto durante todo o procedimento.

4. Densitometria óssea

A densitometria óssea, que também é chamada de absorciometria de raios x, é um exame que utiliza baixas doses de radiação ionizante para produzir imagens dos ossos de diversas partes do corpo humano.

O principal objetivo do procedimento é, em linhas gerais, medir a densidade óssea e, por isso, a densitometria costuma ser bastante utilizada para o diagnóstico e para o acompanhamento de casos de osteoporose.

Para que os resultados sejam, de fato, assertivos e confiáveis, é importante que os pacientes estejam atentos às orientações de preparo. Dentre as principais, é válido destacar a interrupção da ingestão de suplementos com cálcio nas 24 horas que antecedem o exame.

5. Ressonância magnética

Por fim, tem-se a ressonância magnética, que, como o próprio nome sugere, utiliza a tecnologia dos campos magnéticos para elaborar imagens de altíssima definição e em formato tridimensional, que apresentam, em detalhes, as estruturas internas do corpo humano.

O exame depende da área que será avaliada e, por isso, pode ou não contar com a aplicação do contraste. Em qualquer caso, é fundamental que o paciente entre em contato com seu médico para verificar as indicações e as contraindicações da substância.

Logo, a ressonância magnética se mostra bastante eficiente no diagnóstico de enfermidades diversas, tais como neoplasias malignas, esclerose múltipla, infecções na medula espinhal e outras.

Qual é a importância de realizar exames atualmente?

Conforme mencionado anteriormente, os exames de imagem são, além de seguros, essenciais para a prevenção, para o diagnóstico – muitas vezes, precoce – e para o tratamento de uma série de enfermidades e problemas de saúde.

Os métodos utilizados para a obtenção das “fotografias” dos órgãos e das estruturas internas do corpo humano, por sua vez, estão em constante desenvolvimento. Isso permite que os exames se tornem, gradativamente, mais precisos e confortáveis aos pacientes e profissionais da saúde.

Diante disso, é válido apontar que, na atualidade, os exames de imagem são considerados uma das principais formas de diagnósticos precisos – desde que aliados a outros procedimentos. Isso se deve, principalmente, à possibilidade de o profissional avaliar não somente o local de origem de uma determinada enfermidade, mas também toda a sua extensão.

Além de auxiliar na detecção de doenças e problemas de saúde, a realização de exames permite o acompanhamento de tratamentos diversos. Por meio das imagens, os médicos responsáveis podem avaliar se, de fato, os métodos adotados estão ou não trazendo os resultados esperados para garantir a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.

Para que os resultados obtidos sejam considerados precisos e confiáveis, no entanto, é indispensável que os indivíduos realizem seus exames em consultórios, clínicas, hospitais e/ou laboratórios considerados referências no mercado brasileiro.

Estes estabelecimentos, por sua vez, devem dispor não somente de um atendimento especializado e humanizado, mas também de equipamentos tecnológicos, que proporcionem a visualização correta das estruturas internas da área avaliada.

Os aparelhos da Imex Medical Group, por exemplo, estão presentes nas melhores instituições de saúde do Brasil, oferecem aos pacientes e aos profissionais de saúde exames confortáveis e altamente precisos, que podem ser utilizados para a elaboração de diagnósticos confiáveis e fundamentais para a elaboração de tratamentos.

Como escolher uma instituição para realizar exames de qualidade?

Antes de agendar seu exame de imagem, é fundamental que você esteja atento a alguns fatores para selecionar uma boa clínica especializada. A estrutura física do local, bem como os profissionais responsáveis pela condução do procedimento, são itens indispensáveis para a elaboração de um laudo assertivo e confiável.

Agora, para que você possa selecionar o local ideal para realizar seu exame de imagem – independente do tipo -, a Imex Medical Group reuniu os principais fatores de atenção:

1. Corpo clínico

Um diagnóstico preciso é fundamental para a elaboração e para o acompanhamento do tratamento de uma determinada enfermidade ou problema de saúde. Por isso, é indispensável que os profissionais do corpo clínico do estabelecimento – o que envolve desde auxiliares de enfermagem até radiologistas, por exemplo – sejam devidamente qualificados para a realização dos exames de imagem.

Para verificar as questões referentes à capacitação dos especialistas, é possível questionar a instituição e, também, buscar informações on-line, especialmente em sites voltados à saúde e nas redes sociais.

2. Médicos habilitados

A expertise dos médicos responsáveis pela interpretação das imagens é, também, determinante para a elaboração de um diagnóstico assertivo e confiável. Dessa forma, é importante que o profissional seja especializado na área e tenha, também, experiência.

Neste caso, uma boa indicação é buscar clínicas, hospitais e/ou laboratórios que contem com a avaliação de dois ou mais médicos. A verificação dos laudos por mais de um profissional garante mais segurança ao paciente.

3. Indicadores de qualidade e referência

Outro fator essencial para verificar a qualidade dos serviços prestados por uma clínica ou hospital especializado em diagnósticos por imagem são os indicadores de referência.

Diante deste cenário, antes de agendar seus exames, busque por certificados e/ou prêmios que mostrem o comprometimento do local com seus pacientes e com sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

4. Atendimento humanizado

Além de um corpo clínico e de médicos especializados na elaboração de laudos por meio de imagens, é fundamental que as clínicas e os hospitais contem com profissionais que ofereçam aos pacientes atendimento humanizado.

É válido apontar que, ao realizar exames, os indivíduos podem apresentar estados diversos, tais como choque, nervosismo e outros. Estes, por sua vez, demandam uma equipe não somente especializada, mas também paciente e dedicada.

5. Infraestrutura e equipamentos

Por fim, mas não menos importante, é indispensável que você verifique toda a infraestrutura da clínica, do hospital ou do laboratório no qual irá realizar seus exames. Além de produtos de qualidade, é fundamental que o estabelecimento tenha investido em equipamentos tecnológicos e de última geração.

Este é o caso, por exemplo, dos aparelhos de medicina diagnóstica da Imex Medical Group. A marca que é referência no desenvolvimento de equipamentos diversos em todo o território nacional há mais de duas décadas.

Conheça os equipamentos da Imex Medical Group

Conforme mencionado acima, os equipamentos da Imex Medical Group são referência em qualidade em todo o Brasil. Isso porque, para seu desenvolvimento, os profissionais da marca aplicam conhecimentos aprendidos ao longo de mais de vinte anos.

Além de oferecer aos profissionais de saúde aparelhos com excelente desempenho clínico, a Imex Medical Group proporciona aos pacientes exames confortáveis e seguros, que são fundamentais para a elaboração de laudos confiáveis.

Dentre os principais equipamentos desenvolvidos e fabricados pela Imex, é possível destacar:

● Aparelhos de raios x;
● Aparelhos de densitometria óssea;
● Mamógrafos;
● Tomógrafos;
● Aparelhos de ultrassonografia;
● Aparelhos de ressonância magnética.

Dessa forma, antes de agendar seu próximo exame de imagem, busque uma instituição de saúde que investe nos equipamentos da marca e, com isso, na segurança e na qualidade de vida de seus pacientes.

Se deseja saber mais sobre os equipamentos desenvolvidos, fabricados e comercializados pela Imex Medical Group, entre em contato. Nossa equipe de especialistas estarão prontos para tirar todas as suas dúvidas:

Formulário de contato: clique aqui
E-mail: contato@imexmedicalgroup.com.br
WhatsApp comercial: (48) 98853-8833
SAC: 0800 709 3771
Instagram: @imexmedicalgroup
LinkedIn: Imex Medical Group

Estamos sempre disponíveis para te atender com excelência. Entre em contato conosco!dito