Blog

Descubra como implementar um equipamento de ressonância magnética em um hospital

Aparelho de ressonância magnética da Imex Medical Group

Descubra como implementar um equipamento de ressonância magnética em um hospital

Ter um equipamento de ressonância magnética em seu hospital ou em sua clínica médica traz mais comodidade aos seus pacientes, que podem realizar os exames em um único local. Por serem equipamentos sofisticados e complexos, precisam ser instalados de forma corretas. Confira como implementar o equipamento com um passo a passo completo neste texto.

Hospitais e clínicas médicas que contam com um equipamento de ressonância magnética (RM) em suas instalações oferecem uma experiência mais completa aos seus pacientes, que, muitas vezes, não precisam se deslocar a outros locais para realizar determinados exames.

Apesar de serem importantes, os equipamentos de ressonância magnética não estão presente em todos os estabelecimentos que prestam atendimento voltado à saúde, especialmente devido ao seu custo e à sua complexidade de implementação.

No entanto,  algumas dicas podem simplificar a instalação de um equipamento de ressonância magnética.  No texto elaborado pela Imex Medical Group, você vai conferir como implementar um equipamento de RM em seu hospital ou em sua clínica médica.

Continue a leitura, pois, na sequência, você vai conferir:

  • O que são equipamentos de ressonância magnética?
  • Exames realizados com a ressonância magnética
  • Qual é a importância de um equipamento de ressonância magnética?
  • Como implementar um equipamento de ressonância magnética?
  • Como escolher um equipamento de ressonância magnética?
  • Conheça os produtos da Imex Medical Group
 

O que são equipamentos de ressonância magnética?

Uma série de órgãos constitui o corpo humano, apresentando estruturas internas bastante complexas. O organismo, então, se mostra suscetível a uma série de doenças e condições adversas de saúde, que, muitas vezes, são silenciosas.

Para diagnosticar enfermidades internas – que, por vezes, não trazem sintomas ao paciente –, é necessário realizar exames mais complexos, como a ressonância magnética, por exemplo.

Os exames de ressonância magnética são considerados um dos avanços mais relevantes para os diagnósticos médicos por imagem, uma vez que possibilitam a extração de imagens de alta definição de diversas estruturas internas do corpo humano.

A tecnologia da ressonância magnética permite o diagnóstico e acompanhamento de doenças cardíacas, oncológicas, neurológicas, ortopédicas e outras. Para que o desempenho do exame seja satisfatório, é necessário que exista um bom equipamento, além de um profissional qualificado.

Os equipamentos não utilizam radiação durante a realização dos exames e, por isso, são capazes de captar imagens de alta resolução de forma não invasiva.

A tecnologia do equipamento funciona por meio da interação por radiofrequência como uns ímãs, que conseguem produzir um campo magnético. Este, por sua vez, é capaz de forçar o alinhamento entre os prótons – partículas dos átomos com carga positiva – do organismo humano.

Durante o exame, o equipamento de ressonância magnética captura as interações das moléculas do corpo. Essas interações são causadas pelo campo magnético. O aparelho captura a atividade das moléculas, transferindo as informações para um computador especializado.

O equipamento de ressonância magnética, na sequência, utiliza uma série de cálculos para transformar as informações obtidas por meio do campo magnético em imagens de alta definição.

componentes de um equipamento de Ressonância Magnética

Fig.1 Ilustrando componentes de um equipamento de Ressonância Magnética

Fonte: https://s5.static.brasilescola.uol.com.br/monografias/2020/05/1-figura1.jpg

Exames realizados com a ressonância magnética

Profissionais especializados devem realizar o exame de ressonância magnética devido à sua determinada complexidade. Além disso, é importante apontar que existem vários tipos de exames com a tecnologia, tais como:

  • Ressonância magnética com uso contraste;
  • Ressonância magnética de campo aberto;
  • Ressonância magnética do crânio;
  • Ressonância magnética das mamas;
  • Ressonância magnética do joelho e das articulações;
  • Ressonância magnética da coluna;
  • Ressonância magnética de abdome total.

É válido ressaltar que, no mercado, existe uma grande variedade de equipamentos, que variam de acordo com a marca, com a potência e com outras características. Você poderá conhecer a linha Imex Medical no último tópico deste texto.

Qual é a importância de um equipamento de ressonância magnética?

O investimento em um equipamento de ressonância magnética é, provavelmente, um dos maiores em hospitais e clínicas médicas – incluindo as especializadas em radiologia.

O alto custo do equipamento se deve, principalmente, à sua importância e à sua capacidade de realizar diagnósticos precisos e assertivos, que garantem uma experiência cômoda e confortável aos pacientes.

A ressonância magnética é utilizada para diagnosticar e acompanhar enfermidades silenciosas. Além disso, o exame também é essencial para pacientes com doenças raras e graves, como aqueles diagnosticados com algum tipo de tumor, por exemplo.

Ter um equipamento de RM em seu hospital ou em sua clínica médica vai garantir uma experiência mais completa ao seu paciente, que não irá precisar se deslocar para outros estabelecimentos de saúde para realizar os exames.

Devido à relevância dos equipamentos de RM, é essencial que você, como proprietário ou gestor de um hospital ou de uma clínica médica, invista em um bom aparelho. Nos tópicos seguintes você vai conferir dicas para escolher o melhor equipamento para suas necessidades e, ainda, o passo a passo para instalá-lo no hospital ou na clínica.

Como implementar um equipamento de ressonância magnética? 

Se você comprou ou ainda pretende investir em um equipamento de ressonância magnética, deve estar se perguntando: como implementar o aparelho em um hospital ou em uma clínica médica?

Nestes tópicos, além da resposta, a Imex Medical Group mostra algumas dicas para tornar o processo de instalação mais simples e eficiente. Confira:

Verifique a planta do local de instalação do equipamento de ressonância magnética

Antes de instalar o equipamento, é essencial verificar, atenciosamente, a planta do ambiente no qual o aparelho estará disposto para a realização dos exames.

Linha de isocampo de 5 gauss destacada em vermelho, mostrando que a maior parte da mesma está contida dento da sala de exames, porém avançando na parte posterior para a sala de equipamentos.

Fig. 2 Linha de isocampo de 5 gauss destacada em vermelho, mostrando que a maior parte da mesma está contida dento da sala de exames, porém avançando na parte posterior para a sala de equipamentos.

Fonte: Revista Brasileira de Física Médica

É importante considerar as particularidades dos equipamentos de ressonância magnética. Por exemplo: a vibração, presença de corrente elétrica em linhas de alta tensão ou equipamentos pesados, e a própria distância de alguns materiais e objetos metálicos.

Desta forma, ao planejar a instalação é essencial uma análise da posição do equipamento com relação a sala e aos espaços adjacentes. Isso se deve a necessidade de identificar a presença de materiais ferromagnéticos, ou seja, aqueles que reagem ao efeito do magnetismo e por sua vez possam vir a interferir no campo magnético do equipamento, de tal forma, a impedir ou alterar a qualidade de sua operação.

Um apontamento importante que você deve estar atento se refere à necessidade de instalar o equipamento de ressonância magnética a uma distância segura de elevadores. Dessa forma, tenha à sua disposição a planta do hospital ou da clínica, para verificar as estruturas já existentes e os locais nos quais há a possibilidade de instalação do aparelho.

Planeje a rota de acesso de acordo com os ambientes do hospital ou da clínica

Além de complexo e sofisticado, o equipamento é bastante pesado. Existem aparelhos que podem chegar a mais de cinco mil quilos, ou seja, mais de cinco toneladas.

Logo, estes equipamentos devem ter sua rota planejada para o momento da instalação. A rua, o acesso ao estabelecimento e o caminho que o equipamento irá percorrer até a sala destinada a instalação. Deve-se levar em consideração os obstáculos físicos e móveis ao instalar o aparelho. Portas, alturas e possíveis inclinações existentes no piso devem ser levados em consideração também.

Algumas medidas pontuais e vídeo podem resolver rapidamente este processo. A presença de uma planta do estabelecimento ajuda a identificar soluções.

Fique atento ao Tubo Quench

Para que o equipamento de ressonância magnética funcione, é necessário instalar, também, bobinas. Esses condutores serão responsáveis por comportar a corrente elétrica do aparelho, que irá gerar o campo magnético necessário para a realização dos exames.

A corrente elétrica, quando muito intensa, pode causar superaquecimento nos condutores e, por isso, é necessário aplicar técnicas de resfriamento. Uma das mais utilizadas é a inserção de gás hélio em forma líquida criogênica.

Contudo, quando o equipamento apresenta algum problema, o gás hélio deve parar de circular nos condutores e, para isso, a principal indicação é utilizar o Duto de Exaustão de Emergência, também chamado de Tubo Quench.

O problema ocorre quando, antes da implantação do aparelho, os responsáveis não preveem a instalação do duto. Desde o projeto, é indispensável avaliar o bom funcionamento do Tubo Quench.

Não se esqueça de verificar os detalhes

Todos os detalhes são importantes para a implementação de um equipamento de ressonância magnética. A climatização, por exemplo, é um fator essencial para o bom funcionamento do aparelho e para a realização de um exame assertivo.

Cada modelo de equipamento de ressonância magnética possui especificações próprias quanto à climatização e, por isso, é necessário verificar todas as normas antes de investir em aparelhos de ar-condicionado.

Outro fator bastante significativo para a instalação do aparelho de RM se refere ao piso do ambiente de sua implementação. A estrutura do chão deve ser pensada no momento do projeto, pois alguns componentes do aparelho exigem isso.

A caixa da cabine de radiofrequência, por exemplo, é espessa e, por isso, o piso do ambiente de exames deve estar no mesmo nível do piso do corredor. Contudo, para que isso seja possível, o contrapiso da sala deve ser construído em uma altura abaixo do piso do corredor para que a porta abra para dentro.

Por fim, mas não menos importante, é necessário estar atento à iluminação tanto da sala de exames quanto da sala de comando do equipamento de ressonância magnética.

O projeto deve prever que o total controle da iluminação, uma vez que, em alguns casos, é necessário ajustar a intensidade das luzes para obter uma melhor visualização dos monitores do aparelho.

Como escolher um equipamento de ressonância magnética?

Agora que você já sabe como instalar um equipamento de ressonância magnética, bem como alguns pontos para se atentar durante a fase de planejamento, chegou o momento de conferir algumas dicas para não errar na escolha do aparelho.

Campo aberto ou fechado?

Antes de escolher um equipamento de ressonância magnética, é importante considerar o campo de magnetismo que ele produz, podendo ser aberto ou fechado. Vale ressaltar que a escolha irá depender das necessidades do hospital ou da clínica.

O uso dos aparelhos de campo aberto é indicado para pacientes com claustrofobia ou que precisam realizar a ressonância em uma parte específica do corpo, pois não precisam entrar na estrutura. A desvantagem, contudo, está relacionada à qualidade da imagem, que é mais baixa.

Já os equipamentos de campo fechado, por sua vez, exigem que o paciente entre na estrutura do aparelho para realizar o exame. Nesse caso, a qualidade da imagem é superior e pode trazer diagnósticos mais assertivos.

A escolha do equipamento deve ser realizada com base nos pacientes atendidos pela clínica ou pelo hospital. Não se esqueça de verificar as necessidades, os perfis e as preferências dos pacientes.

Qual é a potência do equipamento?

Outro aspecto bastante relevante para a escolha do  equipamento se refere à sua potência. A intensidade do campo magnético é determinante não somente para o tempo de realização dos exames, mas também para a qualidade das imagens.

A potência de um equipamento de ressonância magnética é medida em Tesla e, no mercado, existem aparelhos que apresentam até três Teslas. Equipamentos com menos de um Tesla de potência consistem em aparelhos de campo aberto e seu uso não é recomendado – nem comum – nas instituições de saúde, uma vez que a qualidade da imagem é prejudicada.

Já equipamentos com um Tesla de potência são considerados antigos. Uma vez que apresentam poucas funções e a qualidade da imagem é desfavorável a um diagnóstico assertivo. Seu uso, por outro lado, ainda é comum na medicina veterinária.

Aparelhos com um Tesla e meio de potência são os mais utilizados pela medicina no Brasil. Visto que apresentam um bom custo-benefício, devido à ótima qualidade das imagens obtidas.

Por fim, existem os equipamentos de três Teslas de potência, que são os mais modernos e inovadores no campo da ressonância magnética. Seu uso é indicado para a realização de exames mais complexos, como os neurológicos. Apesar disso, o aparelho não deve ser utilizado em gestantes e em pacientes que portam marca-passo.

Conheça os produtos da Imex Medical Group

A Imex Medical Group é especialista no desenvolvimento de equipamentos médicos, incluindo aparelhos para a realização de exames de ressonância magnética. Nossa plataforma de equipamentos de ressonância Sensitive 1.5T é um modelo versátil, trazendo assim, vantagens aos profissionais e pacientes de seu hospital ou clínica.

O mesmo acontece com os equipamentos da linha Expert 1.5T, que contam com tecnologias avançadas e inovadoras. Você pode conhecer todos os nossos aparelhos de ressonância magnética em nosso site.