Blog

O que são monitores médicos e qual sua importância para medicina diagnóstica? 

Monitores_Diagnostico

O que são monitores médicos?  

Diferente dos modelos de display que estamos acostumados a ver e a utilizar em nosso dia a dia, os monitores médicos são utilizados para exibir imagens médicas digitais, como radiografias, ressonâncias magnéticas, tomografias, ultrassonografias, entre outros.  

Os monitores médicos são projetados, obrigatoriamente, com as especificações técnicas exigidas pelos órgãos reguladores na área da saúde, a fim de garantir uma reprodução precisa e fiel das imagens, permitindo que os profissionais de saúde realizem diagnósticos precisos.  

São essenciais em ambientes clínicos, hospitalares e laboratoriais, onde a qualidade da imagem e a precisão do diagnóstico são fundamentais para o tratamento adequado dos pacientes. 

Neste artigo, exploraremos os diferentes tipos de monitores médicos, suas especificações técnicas e a importância de sua utilização no campo da medicina diagnóstica.

Tipos de monitores médicos 

Os modelos se dividem em diferentes categorias para atender às necessidades específicas de diversas áreas da medicina. Dentre eles, existem: 

1 – Monitores clínicos  

Projetados para fornecer visualizações rápidas e eficientes de exames e imagens médicas em consultórios, onde não haverá emissão de laudos, apenas permitindo que os profissionais de saúde avaliem as imagens de forma preliminar.  

2 – Monitores de diagnóstico  

Utilizados para análise e emissão de laudos de exames, como radiologia, tomografia computadorizada, ultrassonografia, entre outros. 

3 – Monitores cirúrgicos  

São usados em salas de cirurgia para exibir imagens de alta definição durante procedimentos cirúrgicos, proporcionando aos cirurgiões uma visualização precisa e detalhada do campo operatório. 

Conheça as Especificações Técnicas 

Sabemos agora que os monitores médicos são essenciais para a interpretação precisa e detalhada de imagens médicas em diversas modalidades, como mamografia, tomografia, radiografia, entre outros. Cada tipo de exame requer especificações técnicas específicas para garantir uma visualização nítida e precisa dos detalhes.  

Por exemplo, enquanto uma resolução de 1MP é suficiente para análise de tomografias, uma resolução de 3MP é necessária para radiografias e 5MP para mamografias. Essa variação na resolução está diretamente relacionada à complexidade e detalhamento das imagens a serem analisadas.  

Para garantir a qualidade e precisão dos diagnósticos, foram estabelecidos padrões de calibração e validação das imagens, como o padrão DICOM® (Digital Imaging and Communications in Medicine) e o padrão TG18 (AAMP Task Group 18), que asseguram a confiabilidade dos resultados e procedimentos médicos. 

Monitores Médicos e sua importância para o Diagnóstico por Imagem 

Os monitores médicos são essenciais para o diagnóstico por imagem devido à sua capacidade de fornecer imagens precisas e detalhadas. Eles permitem que os profissionais de saúde identifiquem anomalias e patologias com maior precisão, garantindo um tratamento adequado e eficaz para os pacientes. 

Com uma variedade de tipos e especificações técnicas disponíveis, é fundamental escolher o monitor certo para cada tipo de exame e garantir uma visualização otimizada das imagens médicas. 

Além disso, investir em monitores médicos de alta qualidade é fundamental para garantir um diagnóstico preciso e eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade do atendimento médico e o bem-estar dos pacientes. 

E como a Imex Medical contribui? 

Com a missão de prover soluções completas para o mercado da saúde, a Imex Medical acaba de lançar uma linha de monitores médicos para diagnósticos. São onze modelos com uma ampla gama de configurações, projetados para atender as necessidades de cada instituição de saúde.  

Clique aqui e conheça a linha completa.

A marca oferece aos profissionais de saúde equipamentos de alta qualidade e com uma alta acuracidade diagnóstica, que são fundamentais para a elaboração de laudos confiáveis.  

Caso você deseje saber mais sobre os novos monitores médicos desenvolvidos, fabricados e comercializados pela Imex Medical Group, entre em contato com nossa equipe de especialistas. Nossos profissionais irão tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar a encontrar o modelo ideal para sua necessidade: 

Formulário de contato: disponível no site

E-mail: contato@imexmedicalgroup.com.br 

WhatsApp comercial: (48) 98853-8833 

SAC: 0800 709 3771 

Instagram: @imexmedicalgroup

LinkedIn: Imex Medical Group

Estamos sempre disponíveis para te atender com excelência. Entre em contato conosco!