Blog

Outubro Rosa: conheça a campanha e sua importância para a saúde da mulher

 

Outubro Rosa: conheça a campanha e descubra como suas ações impactam a vida e a saúde das mulheres

Realizada em todo o mundo, a campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo conscientizar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. As doenças, que são responsáveis pela morte de milhares de mulheres ao redor do globo, têm tratamento e apresentam grandes chances de cura quando identificadas em estágios iniciais. Neste artigo, você vai conhecer a origem do Outubro Rosa, assim como suas principais ações e sua relevância para a vida e para a saúde das mulheres.

Atualmente, o câncer de mama e o câncer de colo de útero são duas das principais causas de morte por câncer em mulheres ao redor do mundo. Apesar da relevância, o assunto nem sempre esteve em pauta. Então, para alterar este cenário, foi necessário criar uma campanha mundial que destacasse a importância de conscientizar a sociedade sobre as enfermidades: o Outubro Rosa.

A campanha, que teve seu início na década de 1990, nos Estados Unidos, começou com pouca adesão. Nos primeiros anos, poucas unidades federativas do país realizavam ações concretas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama e sobre o câncer de colo de útero.

O Congresso estadunidense aprovou e reconheceu nacionalmente a validade do Outubro Rosa, assim alterando este cenário. Com isso, campanhas de grande abrangência começaram a se espalhar pelo país, o que fez com que o movimento chegasse a outros lugares do mundo.

Empresas e instituições começaram a desenvolver a campanha apenas em 2002 no Brasil, por exemplo. O primeiro sinal do Outubro Rosa no país foram as luzes em tonalidades de rosa iluminando o Obelisco do Ibirapuera, localizado na cidade de São Paulo/SP.

Mesmo assim, a campanha só ganhou destaque em âmbito nacional seis anos depois, em 2008, quando grandes capitais e importantes centros urbanos deram início a ações voltadas à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

A partir disso, o Outubro Rosa passou a integrar o calendário não somente de instituições públicas, mas também de empresas da iniciativa privada. O Brasil passou a demonstrar seu compromisso com o movimento iluminando os principais monumentos com luzes de cor rosa durante a noite, além de realizar campanhas, corridas e outras ações – prática já adotada por outros países.

Apesar de ter ganhado destaque ano após ano, o Outubro Rosa ainda não consegue atingir todos os cidadãos brasileiros. Dessa forma, é possível destacar que as ações de conscientização se mostram necessárias no contexto atual.

Para que você possa ter acesso a informações completas e de qualidade a respeito da campanha, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero, continue a leitura. 

Neste texto elaborado pela Imex Medical Group, você vai conferir:

  • Quais são as ações desenvolvidas pelo Outubro Rosa?
  • O que é o câncer de mama e quais são suas causas?
  • Principais sintomas e sinais de alerta
  • Como é possível prevenir e diagnosticar o câncer de mama?
  • O que é o câncer de colo de útero e quais são suas causas?
  • Como é possível prevenir e diagnosticar o câncer de colo de útero?
  • A importância dos exames de imagem.

Quais são as ações desenvolvidas pelo Outubro Rosa?

No Brasil, as ações desenvolvidas por meio do Outubro Rosa tem com a finalidade de, não somente conscientizar a população sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce, mas também fomentar medidas que auxiliem as mulheres a terem acesso aos exames necessários.

Dessa maneira, é comum que, ao longo do ano e, especialmente, durante o mês de outubro, associações e instituições de natureza pública ou privada patrocinem e/ou realizem mutirões de mamografia, corridas e outras.

Por fim, a campanha tem mobilizado, inclusive, ações internas em empresas, uma vez que a saúde das colaboradoras tem se tornado uma preocupação cada vez maior para os departamentos de RH (Recursos Humanos).

O que é o câncer de mama e quais são suas causas?

De maneira geral, o câncer de mama é  uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama. O crescimento anormal leva à formação de um tumor, que, com o tempo, pode atingir o potencial de atingir outros órgãos do corpo humano.

Ao contrário do que muitos pensam, a enfermidade também atinge homens. Atualmente, os casos correspondem a apenas 1% do total de diagnósticos realizados ao redor do mundo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem diversos tipos de câncer de mama.  Uma vez que alguns apresentam progresso lento e outros se desenvolvem rapidamente, levando à metástase – que pode ser definida como a formação de um tumor a partir de outro pré-existente.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) mostram que, no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres em todas as regiões. As taxas são expressivas, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do País.

Ademais, estima-se que em 2022 serão diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama em todo o território nacional.

Por fim, enfermidade é causada por alterações genéticas relacionadas à biologia celular, que podem ser influenciadas por fatores externos e ambientais, como obesidade, tabagismo, alcoolismo e uso de hormônios, explica a medicina.

Principais sintomas e sinais de alerta do câncer de mama

É fundamental que a paciente busque atendimento médico assim que notar um ou mais sintomas e sinais de alerta para que seja possível diagnosticar a doença de forma precoce. Dentre eles, é possível destacar:

  • Mamilo invertido;
  • Secreções no mamilo;
  • Caroço na axila;
  • Inchaço em parte ou em toda a mama;
  • Pele da mama com aspecto enrugado;
  • Dor na mama e/ou no mamilo;
  • Irritações na pele da mama.

Como é possível prevenir e diagnosticar o câncer de mama?

A prevenção do câncer de mama é um dos principais focos da campanha Outubro Rosa. As medidas simples, que consistem basicamente na adoção de hábitos saudáveis, podem evitar a enfermidade.

Dessa forma, é possível apontar que as principais formas de prevenir o câncer de mama são:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Adotar uma alimentação saudável e balanceada;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar ou reduzir o hábito do tabagismo;
  • Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar.

A amamentação consiste em uma importante medida de prevenção da enfermidade porque, durante o período de aleitamento, o organismo registra queda nas taxas de alguns hormônios que favorecem o desenvolvimento dos tumores. Além disso, o processo favorece a renovação de células que poderiam representar um risco no futuro.

A prevenção, apesar de importante, não é a única forma de combater o câncer de mama. Isso porque o diagnóstico precoce também é determinante para o tratamento da doença e para a qualidade de vida da mulher.

O Instituto Oncoguia aponta que, quando detectados em estágios iniciais, 95% dos casos de câncer de mama apresentam grandes possibilidades de cura. De maneira geral, detectar a doença o mais cedo possível torna o tratamento e a cura mais fáceis.

O diagnóstico do câncer de mama, em linhas gerais, depende de três processos: o exame clínico das mamas, o autoexame e a mamografia.

Exame clínico das mamas

Médicos ginecologistas e enfermeiras especializadas são os profissionais que realizam o exame clínico das mamas. Existem diversas técnicas para a realização do procedimento, mas, de maneira geral, todas incluem a inspeção – que é tanto estática quanto dinâmica – e a palpação das mamas e dos linfonodos.

Esse procedimento é importante para diagnosticar precocemente o câncer de mama, mas não pode ser utilizado de forma isolada. A paciente deverá realizar a mamografia também, caso algo for identificado durante o exame clínico.

Autoexame

O autoexame das mamas está diretamente relacionado ao autoconhecimento. Isso porque, para realizá-lo, a mulher precisa conhecer seu corpo para identificar possíveis sintomas e sinais de alerta.

De maneira geral, as três formas de realizar o procedimento são: em frente ao espelho, em pé durante o banho e deitada.

Para realizar o autoexame em frente ao espelho, devem ser seguidos os seguintes passos:

  1. Posicione-se em frente ao espelho e observe os dois seios com os braços para baixo;
  2. Coloque as mãos na cintura, faça força e continue a observar os seios;
  3. Posicione as mãos atrás da cabeça e verifique o tamanho e a forma dos mamilos;
  4. Pressione o mamilo de forma leve e analise se há secreções.

Já em pé, o procedimento pode ser realizado durante o banho por meio das seguintes etapas:

  1. Levante seu braço esquerdo e o posicione sobre a cabeça;
  2. Estique o braço direito e analise a mama esquerda;
  3. Divida o seio em faixas e analise cada uma delas com atenção;
  4. Use a ponta dos dedos para analisar as faixas dos seios;
  5. Faça movimentos circulares de cima para baixo e sinta as mamas;
  6. Repita os procedimentos na mama direita.

Por fim, para fazer o autoexame enquanto estiver deitada, devem ser seguidos os seguintes passos:

  1. Posicione uma toalha dobrada sob o ombro direito;
  2. Comece a examinar a mama direta por meio de movimentos circulares;
  3. Apalpe a parte externa da mama e, também, as axilas;
  4. Retire a toalha e a posicione sob o ombro esquerdo para repetir o procedimento.

Mamografia

O exame mais importante para o diagnóstico do câncer de mama é a mamografia. O procedimento, que é um exame de imagem, permite identificar assimetrias, nódulos, microcalcificações – que consistem em cristais de cálcio minúsculos que podem se acumular em todo o organismo – e lesões que não são perceptíveis através do exame clínico e do autoexame

O raios X das mamas, como a mamografia também é chamada, não é indicada para todas as pacientes. Ao passo que radiação pode ser prejudicial, especialmente para mulheres gestantes e lactantes.

A mamografia deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos, de acordo com recomendado pelas associações médicas brasileiras. Contudo, o médico responsável pelo acompanhamento da paciente define a frequência e outros detalhes pertinentes.

O que é o câncer de colo de útero e quais são suas causas?

Embora a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero receberem menos destaque em comparação ao câncer de mama, também são focos importantes do Outubro Rosa.

O câncer cervical, como enfermidade também é chamada, é causada por uma infecção persistente por tipos oncogênicos do HPV (Vírus do Papiloma Humano).

A infecção genital por HPV é bastante comum entre a população mundial, mas, na maioria dos casos, não costuma dar origem a tumores. Entretanto, quando os vírus são considerados oncogênicos, podem causar alterações celulares e, com isso, evoluir para um câncer.

O exame papanicolau, popularmente conhecido como “preventivo”, pode facilmente identificar essas modificações nas células. Além disso, o problema pode ser curado, pois na maioria das vezes, a paciente não apresenta riscos de desenvolvimento de tumores.

Entretanto,  o câncer de colo de útero precisa ser tratado e acompanhado com atenção quando é diagnosticado. Isso porque, com exceção do câncer de pele não melanoma, este é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as brasileiras.

Aliás, é válido ressaltar que a doença é a quarta causa de morte por câncer em mulheres no País.

Dentre os principais sintomas e sinais de alerta do câncer de colo de útero, é possível destacar:

  • Sangramento vaginal anormal;
  • Sangramento após a relação sexual;
  • Dores durante e após a relação sexual;
  • Dores abdominais;
  • Ciclos menstruais maiores do que o comum;
  • Secreções vaginais anormais.

Como é possível prevenir e diagnosticar o câncer de colo de útero?

Assim como no caso do câncer de mama, a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero são determinantes para o tratamento e até mesmo para a cura da enfermidade.

Prevenir o câncer cervical, em linhas gerais, depende de medidas simples, tais como:

  • Tomar a vacina contra a infecção por HPV;
  • Evitar a exposição ao HPV;
  • Usar preservativo em relações sexuais;
  • Evitar ou reduzir o hábito do tabagismo;
  • Realizar o exame preventivo de acordo com as orientações médicas.

O papanicolau é, além de uma importante medida de prevenção, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Além disso,  a colposcopia e a biópsia do tedico retirado do colo do útero da paciente ajudam a identificar a doença.

É válido ressaltar, também, a importância dos exames de imagem para o diagnóstico da enfermidade. Tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e radiografias, por exemplo, permitem não somente avaliar o tumor localizado no colo do útero, mas também para verificar se houve metástase.

A importância dos exames de imagem

Conforme apontado ao longo do artigo, os exames de imagem são fundamentais para diagnosticar – de forma precoce ou não – o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

Para ter acesso a resultados precisos e confiáveis, contudo, as pacientes precisam não somente seguir as orientações de seu médico, mas também buscar hospitais, laboratórios e/ou clínicas médicas que contem com aparelhos tecnológicos e de qualidade.

Os equipamentos da Imex Medical Group, como tomógrafos, aparelhos de raio x, aparelhos de ressonância magnética, mamógrafos e outros, são referência no mercado nacional, uma vez que oferecem às pacientes exames confortáveis, rápidos, seguros e assertivos.

Dessa forma, a principal recomendação é que, antes de realizar seus exames, você conheça as instalações do hospital, do laboratório ou da clínica médica e verifique a qualidade dos equipamentos oferecidos.

Por outro lado, se você é administrador ou proprietário de um hospital, laboratório ou clínica médica e deseja saber mais sobre os equipamentos de mamografia e ultrassom desenvolvidos, fabricados e comercializados pela Imex Medical Group, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas para que um de nossos profissionais tire todas as suas dúvidas:

Formulário de contato: clique aqui

E-mail: contato@imexmedicalgroup.com.br

Televendas: 0300 789 3771

WhatsApp comercial: (48) 98853-8833

SAC: 0800 709 3771

Instagram: @imexmedicalgroup

LinkedIn: Imex Medical Group

Estamos sempre disponíveis para te atender com excelência. Entre em contato conosco!EntrA