Blog

Densitometria óssea: como o exame é realizado e quais são suas principais indicações?

Densitometria óssea: como o exame é realizado e quais são suas principais indicações?

A densitometria óssea, ao contrário do que muitos pensam, não têm a finalidade apenas de diagnosticar a osteoporose e a osteopenia. Dentre seus objetivos, é possível destacar, por exemplo, o acompanhamento do desenvolvimento ósseo de crianças e adolescentes, bem como a prevenção de uma série de enfermidades e condições que podem afetar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes. Leia o texto abaixo, produzido pela Imex Medical Group, e descubra quais são as principais indicações da densitometria óssea e, também, como o exame é realizado e interpretado pelos profissionais de saúde.

Os equipamentos de densitometria óssea são, atualmente, fundamentais para a prevenção, para o diagnóstico e para o acompanhamento de uma série de enfermidades e condições que podem comprometer a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de pacientes de diferentes faixas etárias.

Isso se deve, sobretudo, ao fato de que o exame, que é considerado seguro, indolor e não invasivo, permite realizar a avaliação da densidade mineral óssea. Isso permite diagnosticar, por exemplo, casos de osteopenia e osteoporose, bem como apontar quais são os riscos de fraturas futuras.

Apesar de ser considerada segura, a densitometria óssea precisa ser realizada com a emissão de radiação e, por isso, pode possuir contraindicações. Neste caso, é fundamental que o paciente seja acompanhado por um profissional de saúde especializado, que será responsável por determinar os riscos e benefícios do procedimento. Na maioria dos casos, a indicação para o exame prevalece,  já que as vantagens tendem a justificar a realização.

Os exames de densitometria óssea podem ou não ser realizados com ou sem o auxílio de substâncias, como o contraste. Este, por sua vez, consiste em um composto químico que tem a finalidade de melhorar a definição e a nitidez das imagens geradas pelos equipamentos de exames de imagem.

A realização de exames de densitometria óssea é fundamental para o acompanhamento da saúde e para o diagnóstico de uma série de enfermidades que afetam os ossos. Por isso, o procedimento é, frequentemente, realizado em hospitais, laboratórios e clínicas médicas.

Se você quer saber mais sobre exame de densitometria óssea, continue a leitura. Neste artigo, produzido pela Imex Medical Group, você vai encontrar informações sobre:

  • O que é densitometria óssea?
  • Quais são suas principais indicações?
  • Quais enfermidades e condições podem ser diagnosticadas com o exame?
  • Qual é a importância de realizar este procedimento atualmente?
  • Como escolher uma instituição para realizar uma densitometria óssea de qualidade?
  • Conheça os equipamentos da Imex Medical Group

O que é densitometria óssea?

Em linhas gerais, a densitometria óssea pode ser definida como um exame médico cujo principal objetivo é medir a DMO (Densidade Mineral Óssea) de um determinado paciente.

A DMO, por sua vez, consiste em uma medida da quantidade de cálcio e de outros minerais presentes nos ossos. Atualmente, este é um indicador fundamental para atestar a saúde dos ossos e para diagnosticar condições e doenças.

Frequentemente usado para avaliar o risco de fraturas ósseas em pacientes com osteoporose ou em pessoas que apresentam risco aumentado de desenvolver a condição, o exame de densitometria óssea também pode ser usado para monitorar a eficácia do tratamento de enfermidades que atingem os ossos.

Na maioria dos casos, o exame de densitometria óssea é realizado em uma clínica ou em um hospital. Nas instalações da instituição de saúde, o paciente deve se deitar em uma mesa para que o equipamento especializado possa medir a densidade óssea em uma ou mais áreas do corpo, como a coluna vertebral, quadril ou antebraço.

Classificado como indolor, não invasivo e seguro, a densitometria óssea costuma ser um procedimento rápido, que leva apenas alguns minutos para ser concluído.

Quais são suas principais indicações?

O diagnóstico e o acompanhamento de enfermidades como a osteopenia e a osteoporose é apenas uma das indicações do exame, que é comumente realizado por esportistas e atletas. Isso porque o procedimento também é realizado para:

1. Avaliação do risco de fraturas ósseas: o exame pode ajudar a avaliar o risco de fraturas ósseas em pacientes com osteoporose ou em pessoas que apresentam risco aumentado de desenvolver a condição.

2. Diagnóstico de outras condições e doenças que afetam os ossos: também pode ser útil para diagnóstico de outras enfermidades ósseas, como a osteomalácia, a doença de Paget, o hipoparatireoidismo, entre outras.

3. Análise da saúde óssea como um todo: a densitometria óssea é recomendada por um profissional de saúde para avaliar a saúde óssea em pacientes com outras condições que afetam a densidade óssea, como doença renal crônica, insuficiência hepática e síndrome de Cushing, por exemplo.

4. Rastreamento da osteoporose em grupos de risco: por fim, o exame pode ser realizado para rastrear a osteoporose em grupos de risco, como mulheres no período pós-menopausa, homens com mais de 70 anos, pessoas com histórico familiar de osteoporose, entre outros.

É importante ressaltar que, em qualquer caso, o exame de densitometria óssea deve ser solicitado pelo médico. Além disso, deve ser indicado individualmente para cada paciente, já que as indicações dependem de aspectos como histórico clínico e fatores de risco.

Quais enfermidades e condições podem ser diagnosticadas com o exame?

Apesar de a osteoporose ser uma das enfermidades ósseas mais comuns entre os brasileiros, o exame de densitometria não é utilizado somente para seu diagnóstico e acompanhamento. Conforme citado anteriormente, o procedimento também é eficiente para identificar condições e doenças, tais como:

Osteopenia

A osteopenia é uma condição na qual a densidade mineral óssea é menor do que o normal, mas ainda não é considerada grave o suficiente para ser classificada como osteoporose. Dessa forma, pode ser descrita como um estágio intermediário entre a densidade óssea normal e a doença.

Na maioria dos casos, a osteopenia não apresenta sintomas e pode ser descoberta apenas através de exames, como a densitometria óssea. Embora a condição possa aumentar o risco de fraturas ósseas, não é considerada uma doença grave como a osteoporose.

Apesar deste fator, a osteopenia pode ser um sinal de alerta para o desenvolvimento futuro da osteoporose. Dessa forma, é importante tomar medidas preventivas, como manter uma dieta saudável rica em cálcio e vitamina D, praticar exercícios físicos regularmente e evitar fatores de risco como tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Osteomalácia

A osteomalácia é uma condição que afeta a formação do tecido ósseo, o que resulta em ossos fracos e em deformidades ósseas. Em linhas gerais, a condição é causada pela deficiência de vitamina D e/ou cálcio, que são nutrientes importantes para a saúde óssea.

Essencial para a saúde de uma forma geral, a vitamina D deve ser um ponto de atenção. Uma vez que sua falta pode levar a níveis baixos de cálcio no sangue, o que pode resultar em ossos fracos e deformidades ósseas.

É válido ressaltar que a osteomalácia pode ocorrer em crianças e adultos, mas é mais comum em adultos. Dentre os principais sintomas da condição, destacam-se a fraqueza muscular, a dificuldade para se mover, as deformidades ósseas e as fraturas ósseas.

Doença de Paget

Também conhecida como osteíte deformante, consiste em uma condição na qual o processo de remodelação óssea é anormal, resultando em ossos deformados e frágeis.

Presente, principalmente, em ossos longos, como os encontrados nas pernas, nos braços e na pelve, a enfermidade apresenta como principais sintomas dores ósseas, fraturas, aumento do tamanho dos ossos, perda de audição e dores de cabeça.

A causa exata da doença de Paget não é conhecida, mas especialistas acreditam que fatores genéticos e ambientais podem estar relacionados ao seu desenvolvimento.

Hipoparatireoidismo

O hipoparatireoidismo é uma condição em que as glândulas paratireoides, que estão localizadas no pescoço, produzem níveis insuficientes ou ausentes de PTH (Paratormônio). O que leva a níveis baixos de cálcio no sangue e a sintomas relacionados à deficiência de cálcio.

Este hormônio, por sua vez, é essencial para regular os níveis de cálcio e fósforo no sangue e sua deficiência no corpo humano pode levar a sintomas como formigamento ou dormência nos dedos, mãos e ao redor da boca, cãibras musculares, convulsões, fraqueza muscular, fadiga e, em casos graves, arritmias cardíacas e problemas respiratórios.

A condição pode ser causada por uma variedade de fatores, o que inclui radioterapia, doenças autoimunes e o uso de determinados medicamentos.

Hipertireoidismo

É uma condição na qual glândula tireoide produz quantidades excessivas de hormônios tireoidianos, o que leva a uma aceleração do metabolismo.

Os sintomas do hipertireoidismo podem incluir perda de peso, aumento do apetite e intolerância ao calor, bem como sudorese excessiva, palpitações cardíacas e tremores.

A enfermidade pode ser causada por diversos fatores, incluindo a doença de Graves, onde o sistema imunológico ataca a glândula tireoide e os nódulos tireoidianos.

Síndrome de Cushing

Por fim, a síndrome de Cushing consiste em uma condição médica rara em que o corpo produz níveis excessivos de cortisol.  Este é um hormônio esteroide que é importante para o controle do açúcar no sangue, pressão arterial e sistema imunológico.

Os indícios da enfermidade incluem ganho de peso na região abdominal, rosto arredondado, acúmulo de gordura na parte superior das costas e pescoço, fraqueza muscular, pressão arterial alta e aumento do açúcar no sangue.

O diagnóstico da síndrome de Cushing é feito por meio de exames de sangue para avaliar os níveis de cortisol e exames de imagem. Dessa forma, é possível detectar a presença de tumores nas glândulas pituitárias ou supra-renais.

Qual é a importância de realizar este procedimento atualmente?

Na atualidade, a realização do exame de densitometria óssea é importante por várias razões. Em primeiro lugar, o procedimento se faz necessário porque a osteoporose é uma doença óssea comum, especialmente em idosos e mulheres na pós-menopausa. A doença pode levar a fraturas e outras complicações que afetam de forma significa a qualidade de vida dos indivíduos.

A densitometria óssea é o exame padrão-ouro para o diagnóstico de osteoporose. Visto que permite a identificação precoce da doença e a intervenção terapêutica adequada para cada caso.

Ademais, o procedimento é essencial para monitorar a eficácia do tratamento da osteoporose e de outras enfermidades que afetam os ossos e outras áreas do corpo, como os rins e o fígado, o que auxilia na prevenção de complicações, como fraturas.

Como escolher uma instituição para realizar uma densitometria óssea de qualidade?

Como você pôde perceber, a realização do exame de densitometria óssea é essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida de determinados pacientes. Porém, para que os laudos sejam confiáveis, é importante que o indivíduo escolha uma clínica ou um hospital referência em exames de imagem.

Antes de selecionar uma instituição de saúde, é importante que o paciente esteja atento a alguns fatores, tais como:

Reputação: verifique a reputação da instituição e do profissional responsável pelo exame. Para isso, procure por avaliações on-line e peça recomendações a amigos, familiares e médicos de sua confiança.

Certificações e licenças: certifique-se de que a clínica, hospital e o profissional que realizará o exame, tenham as certificações e licenças necessárias.

Atendimento ao paciente: confira se a instituição oferece um bom atendimento aos seus pacientes, com profissionais preparados para esclarecer dúvidas e oferecer um ambiente confortável e respeitoso.

Equipamentos: por fim, é fundamental que você verifique se a instituição possui equipamentos modernos e atualizados para a realização do exame, como os aparelhos desenvolvidos pela Imex Medical Group.

Conheça os equipamentos de densitometria óssea da Imex Medical Group

Os equipamentos de densitometria óssea da Imex Medical Group são referência em qualidade em todo o Brasil.

A marca oferece aos profissionais de saúde aparelhos confortáveis e seguros. Além disso, proporciona aos pacientes exames assertivos, precisos e seguros, que são fundamentais para a elaboração de laudos confiáveis.

Dessa forma, é importante que você saiba que a seleção de um equipamento inovador e tecnológico é determinante para a elaboração de um laudo confiável.

Neste caso, é recomendável que os pacientes busquem uma instituição de saúde que investe em aparelhos de alta qualidade e eficiência, como os equipamentos da Imex Medical Group que foram apresentados.

Caso você deseje saber mais sobre os equipamentos desenvolvidos, fabricados e comercializados pela Imex Medical Group, entre em contato com nossa equipe de especialistas. Nossos profissionais irão tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar a encontrar o aparelho ideal para sua necessidade:

Formulário de contato: disponível no site
E-mail: contato@imexmedicalgroup.com.br
WhatsApp comercial: (48) 98853-8833
SAC: 0800 709 3771
Instagram: @imexmedicalgroup
LinkedIn: Imex Medical Group

Estamos sempre disponíveis para te atender com excelência. Entre em contato conosco!